A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
Fado e bombos são as propostas do município de Viseu para domingo (22 de setembro), último dia da Feira Franca. O certame arrancou a 10 de setembro.
A artista viseense Mara Pedro sobe ao palco às 21h00, no palco da Praça de Viriato, e, durante a tarde, mais de 10 grupos de bombos vão atuar. Assim, a partir das 14h00 a festa é feita pelo Grupo “OS Bombinhos” da Associação de Chãos e Casal Mau; Grupo de Bombos “Abelhões” de Oliveira de Barreiros; Grupo de Bombos “Os Braveses”; Grupo de Bombos “Os Maravilhas” de Vila Nova do Campo; Grupo de Bombos do Rancho Folclórico de Mundão – “Tokes e Pancadas”; Grupo de Zés Pereiras “Os Parentes” de Teivas; Grupo de Zés Pereiras dos “Amigos de Fragosela”; Grupo de Zés Pereiras Quintela de Orgens; Zés Pereiras “Amigos da Associação de Vila Chã de Sá”; Zés Pereiras “Os Águias de Passos de Silgueiros”; Zés Pereiras de São Martinho; e Zés Pereiras de Vildemoinhos.
Pelas 15h00 o palco é do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde (As voltas que o linho dá).
Para o último dia também estava prevista a Festa das Freguesias, mas os incêndios que atingiram a região nos últimos dias levaram ao município a cancelar esta iniciativa que se realizaria sábado e domingo (dias 21 e 22).
“Em causa, para além da total solidariedade para com as comunidades dos concelhos afetados pelos incêndios, está a atual situação de calamidade decretada em vários municípios, a previsão de chuva para este sábado, a incerteza quanto aos desenvolvimentos dos incêndios na região, bem como a qualidade do ar”, justificou o município em comunicado.
A Câmara também já tinha anunciado o cancelamento de outras atividades da Feira Franca até esta sexta (dia 20) e o adiamento do Desfile Nacional do Traje Popular Português, que decorreria este sábado (dia 21), para 2025. Além disso, o concerto de Marisa Liz, agendado para esta noite no Adro da Sé, também não se vai realizar.