Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O concelho de Moimenta da Beira vai celebrar o Mártir São Sebastião com festas em três localidades do município este fim de semana.
Em Moimenta da Beira, os festejos em honra de S. Sebastião são considerados uma das festas mais antigas, populares e tradicionais da vila e acontecem nas próximas sexta-feira e sábado (19 e 20 de janeiro).
O ponto mais alto das festividades acontecerá na manhã de sábado, dia dedicado ao santo protetor da fome, da peste e da guerra. O programa iniciará às 07h00 com a alvorada de morteiros, prosseguindo com a chegada da Sociedade Filarmónica Lobelhense. Às 10h00 ocorrerá o Hastear da Bandeira e, às 11h00, a missa em honra de S. Sebastião na Igreja Paroquial de Moimenta da Beira, de onde sairá a procissão no final da eucaristia.
Pelas 21h30, a festa continua com o grupo musical Inseparáveis. O resto da noite ficará ao cargo do DJ Ruzze.
Também em Mileu se celebra o S. Sebastião, com um programa que começa às 19h00 de sexta-feira através de um jantar convívio, seguido da atuação do grupo musical Hàbillô, às 22h00. No sábado, também será celebrada pelas 11h00 a missa em honra do padroeiro. Às 12h30 haverá um almoço convívio, e pelas 22h00, subirá ao palco o grupo musical “Trovão”. O almoço e o jantar convívio têm inscrição prévia.
A localidade de Baldos também recebe este fim de semana as festas em honra do Mártir São Sebastião. A programação promete muita animação ao longo dos três dias, com bailes, fogo de artifício, arruada, atuação da banda musical e uma tarde de convívio com porco no espeto. No próximo sábado, celebra-se o São Sebastião com uma missa seguida de procissão a partir das 10h30 da manhã.
A agenda inclui ainda bailes com os grupos NS (sexta-feira às 21h00) e Inseparáveis (sábado à mesma hora), bem como a atuação da Banda de Música de Sendim (sábado às 15h00) e um arraial de fogo de artifício à meia-noite de sexta para sábado.