A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Cerca de 3600 desenhos de 80 países foram enviados para o sétimo Festival Internacional de Cartoons Escolares organizado pelo Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo. Deste número foram selecionados 25 que estão agora em exposição na galeria da ACERT, em Tondela.
Os vencedores da edição – alusiva ao tema “Liberdade” – foram apresentados na quarta-feira (8 de maio). Entre os premiados estão 13 alunos do pré-escolar ao secundário do Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, bem como três estudantes nacionais e quatro estrangeiros da Turquia, Irão e Indonésia.
Na categoria profissional foram entregues três prémios e uma menção honrosa a artistas do Chipre, Irão, Turquia e Bulgária. O Irão e a Turquia foram as nações que enviaram mais trabalhos para o festival que contou também com a participação inédita de escolas de Israel e do Panamá. Por Portugal, concorreram 20 escolas.
O festival também contou com a participação de alunos de Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Índia, Rússia, Ucrânia, Grécia, China, Brasil, Estados Unidos, México, Cuba, Bulgária e Indonésia, entre outros países.
Os melhores trabalhos estão expostos na ACERT até 22 de maio. O Festival Internacional de Cartoons Escolares é considerado o único festival no mundo que tem associado um concurso aberto à participação de alunos de escolas dos cinco continentes do planeta.
Esta iniciativa, que acontece desde 2018, foi lançada com o objetivo de proporcionar novas linguagens gráficas aos alunos do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, estimulando a capacidade de comunicação, o sentido crítico e estético. A “Saúde” será o tema a trabalhar na próxima edição do festival.