Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
O Festival de Sopas regressa ao Exposalão de Sernancelhe no fim de semana de 14 a 16 de fevereiro. O evento, que é organizado pela Câmara Municipal e vai na 11.ª edição, conta com a participação de 18 entidades locais que vão dar a conhecer as suas sopas.
O programa começa no dia 14, sexta-feira, com a abertura oficial marcada para as 18h30. A Câmara convidou para a ocasião o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. A abertura também fica marcada pela visita à exposição etnográfica e aos stands e pela prova de sopas.
A animação do primeiro dia fica por conta do grupo Arribamonte (19h30), do Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros (Viseu; 20h30) e do Rancho Folclórico Terra da Castanha (Sernancelhe; 21h00).
Nos dias 15 e 16, sábado e domingo, o Festival de Sopas abre ao meio-dia. No sábado, às 13h30, começa a primeira atuação do dia com o Grupo de Concertinas Vale do Távora.
A partir das 15h00, decorre a primeira parte do Encontro de Ranchos. Participam o Grupo de Cantares Cantorias (Vila Chá de Sá, Viseu), o Rancho Folclórico Lavradeiras do Carreço (Viana do Castelo), o Rancho Folclórico de Orgens (Viseu), o Rancho Típico de São Mamede de Infesta (Matosinhos) e o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato (Coruche).
Às 20h30, toca o Grupo Associativo Divulgação Tradicional de Forjães (Esposende). E, pelas 21h00, é a vez do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores (Mortágua).
No dia 16 de fevereiro, às 14h00, volta o Encontro de Ranchos com os grupos Aguavelames (Pedras Salgadas) e Escola de Danza Castro Floxo (Ourense, Espanha) e com os ranchos de Vila Nova de São Bento (Serpa), Lavradeiras de Oleiros (Ponte da Barca), Casa do Povo de Arouca e Arnas (Sernancelhe). O Festival de Sopas encerra às 20h00.