A festa segue este fim de semana na Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON). Plutonio, Vitor Kley, Carminho e os Quatro e Meia são os principais cabeças de cartaz que vão atuar nas festas do concelho de Tondela, no recinto da feira semanal.
Esta sexta-feira (13 de setembro), a abertura do recinto acontece às 18h30 e, uma hora depois, abrem os expositores. Esta noite, estão agendados os concertos de The Mortys & C.V. (21h30), Plutonio (22h45) e DJ Rumble (00h00).
Já neste sábado (dia 14), as portas do evento abrem às 15h00. Os expositores estão abertos às 16h00. O dia será dedicado à diversidade cultural e aos emigrantes com uma mostra cultural, espetáculos de dança, animação musical, uma mostra de vestuário e showcookings com os melhores sabores estrangeiros.
À noite, o palco da feira recebe Vira Vira, que fará um tributo à célebre banda brasileira Mamonas Assassinas (21h30), Vitor Kley (22h45) e o DJ João Amara (00h00).
No domingo (dia 15), as portas voltam a abrir às 15h00. O programa conta com concertos dos The Believers (21h30), da fadista Carminho (22h45) e do DJ Igor Guimarães (00h00).
A FICTON termina na próxima segunda-feira (dia 16), feriado municipal de Tondela com várias iniciativas durante o dia, nomeadamente a sessão solene do dia do município às 14h30 no Auditório Municipal e o desfile dos Bombeiros Voluntários a partir das 18h00.
À noite, há atuações da banda Godbless (21h30), dos Quatro e Meia (22h45) e do DJ Verylight (00h00).
Autarca de Tondela pede “políticas assertivas”, secretário de Estado quer estudar Caramulo
A FICTON abriu portas na última quarta-feira (dia 11), com milhares de pessoas na assistência. O evento foi inaugurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, pediu ao governante apoio para a concretização de políticas que valorizem territórios como o de Tondela e o “que eles têm de melhor para oferecer a quem os visita, que promovam a coesão social, mas também territorial, que valorizem a aposta no domínio ambiental”.
“São necessárias políticas assertivas e concretizadoras, que simplifiquem procedimentos, que tornem os serviços mais próximos e acessíveis, que promovam a mobilidade e a sustentabilidade dos territórios. Os desafios que o futuro nos traz são muitos, mas acreditamos que podemos contribuir para que Tondela continue a ser um concelho atraente, inovador e dinâmico. Queremos e vamos continuar a lutar para fazer de Tondela um território de oportunidades, com todos e para todos”, concluiu.
Pedro Machado respondeu ao repto da autarca de Tondela e disse que um dos desafios do Governo é fazer acelerar “programas que deviam estar ao serviço das comunidades e que tardam em responder ao ímpeto fazedor, reformista e dinâmico” dos municípios.
Em relação à pasta do Turismo, o secretário de Estado disse que Tondela “tem feito um trajeto notável” nos últimos anos, destacando eventos como o Tondela Brancos Dão ou o Caramulo Motorfestival. O governante revelou ainda que a tutela promete olhar para a zona do Caramulo e pondera novas respostas turísticas na serra.
“Precisamos de reavaliar aquilo que é hoje o posicionamento do Caramulo, aquilo que representa para este município, aquilo que representa como marca para a comunidade desta região e para a comunidade da zona centro. Vamos reavaliar aquelas que são hoje as suas potencialidades, mas muito em particular vamos precisar rapidamente de requalificar a resposta que está a ter do ponto de vista da atração turística”, anunciou.
Já Carla Antunes Borges recorda os 30 anos da FICTON, que a descreve como “um evento de referência no concelho, na nossa região e também, atrevo-me a dizer, no país”.
“Trinta anos que evidenciam o pulsar de um concelho dinâmico, empreendedor, que acolhe, que gera riqueza. Trinta anos de um projeto de desenvolvimento industrial, comercial e social. Trinta anos de afirmação regional e nacional, onde apresentamos o que de melhor somos e o melhor que temos a oferecer”, completou a autarca.
A presidente da Câmara adiantou que, na edição deste ano, o evento cresceu “em área e em número de expositores, revelando assim o seu potencial de crescimento e de atratividade territorial, sem nunca perder a sua matriz: o de ser uma mostra do tecido industrial e comercial de Tondela”.
Também segundo a própria, a atratividade da FICTON “é notória”, sendo prova disso os 145 expositores presentes. “Só da indústria e de instituições temos aqui 24 stands e do comércio e serviços mais 34. São cerca de mais 30 expositores que no ano passado”, disse.
Quanto aos projetos da Câmara, a presidente lembrou os investimentos feitos nas áreas de acolhimento empresarial, nomeadamente a ampliação da Zona Industrial da Adiça e o lançamento de mais uma fase das obras de expansão do Parque Empresarial do Lajedo.
“É também por isso que queremos criar mais uma área de acolhimento empresarial junto do Planalto Beirão, desta vez focada no cluster ambiental”, acrescentou. Também anunciou que, “dentro de dias”, vão arrancar as obras de requalificação do Centro de Saúde de Tondela, num investimento de cerca de 1,7 milhões de euros.
“Esperamos que na próxima semana, no dia 18 de setembro, os utentes desta unidade de saúde já possam ser atendidos nas instalações provisórias que montamos junto ao Pavilhão Municipal, precisamente o espaço que acolhia antes a FICTON”, rematou Carla Antunes Borges.