Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Natal já brilha na Sé de Viseu, onde está a ser construído um presépio onde as figuras são colocadas em semanas diferentes e à medida que se aproximam os dias de celebração maior da época festiva. Neste sábado (23 de dezembro), vai receber a Sagrada Família.
A iniciativa parte do museu de arte sacra Tesouro da Catedral, que volta a realizar o projeto à semelhança dos anos anteriores. Segundo a responsável Fátima Eusébio, o presépio da Sé recria o tema da Anunciação do Anjo a Maria.
“O presépio foi elaborado no dia 1 de dezembro com as primeiras peças e fazemos um percurso que não começa pelo presépio, mas sim com o tema da Anunciação. No dia 23 serão colocadas as imagens de Nossa Senhora e de São José, no estábulo, onde já estão os animais. Os reis magos serão a seguir ao Natal”, explica, acrescentando que “o cenário é concebido sempre inicialmente de forma a que seja adaptado ao percurso que é feito”.
Os fiéis podem acompanhar este processo que não começa de forma habitual com as figuras de São José e de Nossa Senhora dentro da gruta, da cabana ou destábulo.
“As pessoas gostam de ver o presépio na Sé, mas muitas vezes não percebem o porquê de não lá estarem as figuras todas porque realmente há um processo evolutivo e quem não conhecer a iconografia da Anunciação se calhar não identifica facilmente. Contudo, há pessoas que voltam para ver a evolução e quando se lhes explica percebem o conceito”, diz Fátima Eusébio.
A sustentabilidade e a diversidade dos materiais usados também são tidas em conta de ano para ano. Este ano, as estruturas arquitetónicas são feitas em material roofmate que foi reaproveitado de um musical do Colégio da Via-Sacra. Já no ano passado, o presépio foi construído em papel, à exceção das imagens.
Fátima Eusébio considera importante a leitura do presépio e do seu significado e sublinha a comunicação do simbolismo de cada um dos elementos que compõem o estábulo natalício “nesta caminhada de aproximação a Deus e de viver esta quadra do Advento e do Natal”.
O presépio na Sé de Viseu pode ser visitado até 7 de janeiro.