Artesanato em Portugal está presente na cidade de Viseu. Neste episódio da…
Em Várzea de Calde, o linho era mais do que um ofício:…
Cinco piscinas, um rio sensorial subterrâneo e cascatas dignas de Bali. Tudo…
O Festival de Música da Primavera, em Viseu, apresenta três propostas musicais este fim de semana. Os Solistas da Metropolitana atuam esta sexta-feira (dia 11) no auditório da Escola Secundária Emídio Navarro. O grupo, formado por músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta o “Septeto em Mi Bemol Maior, Op. 20” de Beethoven, uma das mais emblemáticas do período inicial do compositor, combinando elegância clássica com o vigor característico do seu estilo.
A composição foi dedicada em 1799 à Maria Teresa de Bourbon, Imperatriz Consorte do Sacro Império Romano-Germânico, que tinha uma enigmática predileção por música com sete instrumentos. Composta em pleno período de guerras napoleónicas, a obra foi estreada lado a lado com a 1.ª Sinfonia, numa altura em que Beethoven se dava a conhecer ao mundo.
Já este sábado (dia 12), o Teatro Viriato recebe a final do 6.º Concurso Internacional de Piano de Viseu, com 37 pianistas de 17 nacionalidades inscritos. Pela primeira vez nesta competição, há uma nova categoria dedicada a jovens pianistas nascidos a partir de 2007, com prémios no valor de 3.000 euros.
A competição regular mantém a sua estrutura e acontecerá inteiramente em Viseu, onde 27 concorrentes disputam a presença na final em duas fases eliminatórias. Em jogo estão 17 mil euros em prémios. O vencedor vai poder receber 9.000 euros e a oportunidade de tocar em lugares como a Salle Cortot, em Paris, para a Associação Animato, e também na próxima edição do Festival de Música da Primavera.
O público também será chamado a escolher o músico da sua preferência a quem é atribuído um prémio de 500 euros.
No domingo (dia 13), o Hotel Grão Vasco recebe o concerto que serviu de mote para a criação do Festival de Música da Primavera. O espetáculo junta vários professores do Conservatório Azeredo Perdigão.
Este ano, o repertório inclui peças clássicas e contemporâneas, desde Beethoven e Shostakovich a Carlos Paredes e Astor Piazzolla. Com uma formação rica e variada, o programa do espetáculo atravessa diferentes estilos, épocas e agrupamentos, desde duetos intimistas a ensembles mais amplos e com interpretações que refletem a experiência e a paixão de cada professor.
O Festival de Música da Primavera continua em Viseu até 25 de abril.