A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A 29ª edição do Festival Internacional de Teatro ACERT tem início na próxima quarta-feira. Ao todo, serão quatro dias de espetáculos com muito teatro, uma exposição, um workshop e ainda o lançamento de dois Cadernos de Teatro.
A estreia deste ano será feita pela Companhia Teatro da Terra, com a peça “Romeu e Julieta”. De acordo com a ACERT, este espetáculo será realizado com uma abordagem contemporânea que “irá dar destaque ao poder das palavras e emoções das personagens”. Já o espetáculo “Passagem Secreta” combina música, natureza e poesia, através da criação de instrumentos musicais a partir de elementos naturais. De Tel-Aviv para Tondela, a atriz Michal Svironi irá combinar pintura com teatro em “Carte Blanche”.
O FINTA contará com sessões de café-teatro e Aperitivos Teatrais, estes protagonizados pelo artista Tosta Mista, através da arte circense e do malabarismo. “As Fillas Bravas e o Mito de Cassandra” será apresentado pela companhia espanhola Chévere, em colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela. Esta peça gira em torno de três mulheres idosas da Galiza, abordando temas como o feminismo.
A última noite do festival terá “Caio do Céu” como espetáculo principal, numa homenagem da Companhia de Solos & Bem Acompanhados que presta homenagem ao trabalho do jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro, Caio Fernando Abreu. O FINTA leva a Tondela outra companhia espanhola, Engruma Teatre, que apresenta o espetáculo “Sopa de Piedras”.
Durante o FINTA, a ACERT irá albergar ainda uma exposição, intitulada “A vida das ideias ou arquivo da sobrevivência”, uma mostra que destaca o trabalho de José Manuel Castanheira, cenógrafo português. Os visitantes, de acordo com a ACERT, “terão a oportunidade de explorar o talento e a visão criativa deste artista, mergulhando num universo de desenhos e maquetas de criação cenográfica”.