Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O fotógrafo Gilberto Pereira venceu o concurso do festival de imagem de natureza Insitu, que decorreu no último fim de semana em Vouzela. O artista recebeu o galardão de Fotógrafo de Natureza do Ano com a imagem de uma cabra-montês, tendo sido distinguido com um prémio de 1000 euros.
Captada numa manhã de inverno, a fotografia vencedora retrata este animal que, no topo de uma rocha, parece querer aproveitar os primeiros raios de luz. Com esta imagem, Gilberto Pereira também venceu o primeiro lugar na categoria de Mamíferos.
Também entre as imagens distinguidas na 13.ª edição do concurso Generg/TotalEnergies, aparecem outras espécies como tartarugas, baleias, cavalos-marinhos, cogumelos ou loendros. Mário Cunha conquistou o primeiro prémio da categoria de Paisagem por uma fotografia tirada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no norte do país.
Nuno Cabrita ganhou a categoria de Aves com a foto de um pisco-de-peito-azul. Já nos Répteis e Anfíbios, Hugo Amador venceu o primeiro prémio com a imagem de um fura-pastos.
Na categoria de Peixes e Invertebrados, João Rodrigues conquistou o primeiro lugar pela fotografia de um cavalo-marinho-de-focinho-curto na Ria Formosa, no Algarve.
Miguel Serra ganhou o galardão de Flora e Fungos pelo retrato de adornos naturais no Covão da Ametade, em Manteigas, na Serra da Estrela.
Ângelo Jesus recebeu a distinção de melhor trabalho de Arte Fotográfica pela imagem de um líquen (fungo) no chão sob a forma de uma árvore. Nuno Henriques venceu na categoria do Parque Natural Local Vouga-Caramulo com a fotografia de um rio.
Os vencedores de cada categoria receberam prémios de 500 euros. O festival Insitu realizou-se no concelho de Vouzela entre as últimas sexta-feira e domingo (2 a 4 de fevereiro).