No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Museu Almeida Moreira, em Viseu, recebe na próxima quarta-feira (29 de maio) o fotógrafo Sérgio Valente para uma conversa sobre o 25 de Abril. A tertúlia acontece a partir das 18h00.
A tertúlia será moderada por Manuela Cruzeiro, investigadora do Centro de Documentação 25 de Abril. A entrada para a tertúlia é livre.
Durante o evento, o público vai poder observar e discutir algumas imagens de Sérgio Valente. Além disso, o fotógrafo partilhará histórias verídicas e experiências vividas durante a Revolução dos Cravos, oferecendo “um olhar único sobre este período marcante da história de Portugal”, explica a Câmara de Viseu.
Sérgio Valente nasceu na cidade invicta, em plena ditadura, no seio de uma família carenciada e politicamente desperta.
Cedo iniciou uma participação social e política que se tornou cada vez mais ativa e ficou marcada por três momentos: a campanha eleitoral do general Humberto Delgado em 1958; a tentativa bem sucedida de não ser mobilizado para a Guerra Colonial e as três prisões a que foi sujeito pela PIDE em 1969, 1971 e 1973.
Até 1 de junho, está patente no Museu Almeida Moreira uma exposição com imagens tiradas pelo fotógrafo entre os anos de 1964 e 1982 na cidade e no distrito do Porto.