A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O Cineteatro João Ribeiro, em Vouzela, vai receber mais uma edição do Insitu – Festival de Imagem de Natureza, num evento que irá decorrer entre os dias 2 e 4 de fevereiro.
O evento, que vai na 13.ª edição, vai reunir fotógrafos consagrados como Nuno Neves, Gonçalo Elias, José Frade, Ismael Cunha, Carla Beato, Tiago Mateus, Jacinto Policarpo, Pedro Rego e João Teles de Vasconcelos.
Os nomes internacionais já confirmados são o grego Agorastos Papatsanis (vencedor da categoria Plantas e Fungos do concurso Wildlife Photographer of the Year 2023) e o britânico Richard Peters (vencedor do European Wildlife Photographer of the Year 2015).
Os fotógrafos irão partilhar o seu trabalho e experiência através de palestras, exposições, apresentações de livros e exibição de filmes.
Segundo a Câmara de Vouzela, que organiza o Insitu, o festival quer ser mais uma vez um “ponto de encontro” para os profissionais e amadores da fotografia de natureza e um momento para promover a reflexão “sobre a importância da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade”.
O programa deste ano inclui ainda duas exposições de interior: “Fotógrafo de Natureza do Ano 2024”, uma mostra que reúne as melhores imagens enviadas ao concurso, patente no Museu Municipal e “The Magic Mushrooms” de Agorastos Papatsanis na Sala Binaural.
No exterior estarão “Alma e Luz”, de Nuno Neves, na Rua Comendador Correia de Oliveira e a mostra coletiva “Endémico: Aves de Portugal” na Praça Morais de Carvalho. A programação inclui ainda mesas redondas, workshops e passeios fotográficos.
Os prémios dos concursos Fotógrafo de Natureza do Ano e Concurso Juvenil serão entregues a partir das 21h30 do dia 2.
A comunicadora de natureza Bárbara Pais conduzirá uma vez mais a apresentação do Insitu.