O selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, e o nadador Diogo Ribeiro vão ser homenageados em Mortágua. Os dois vão estar numa cerimónia organizada pela Confraria da Lampantana.
A sessão vai decorrer no próximo domingo (14 de maio), a partir das 11h30, no Centro de Animação Cultural.
Francisco Neto, natural de Mortágua, tem treinado nos últimos anos a seleção nacional de feminina, que se qualificou pela primeira vez para o Mundial de futebol feminino, que decorre este ano. A equipa das quinas também vai disputar a Liga das Nações.
Selecionador desde 2014, Francisco Neto já treinou a seleção feminina nos Europeus de 2017 e 2022.
Já o nadador Diogo Ribeiro foi o primeiro atleta português a garantir passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris, que decorrem no próximo ano. O atleta do Benfica, que nasceu em Coimbra, mas tem raízes em Mortágua, conseguiu ainda bater este ano o recorde nacional dos 50 metros livres, com 21,87 segundos durante as eliminatórias do Open de Portugal.
Diogo Ribeiro tem os avós maternos a viver o Mortágua e no verão costuma visitar o concelho. Já foi campeão do Mundo de juniores nos 50 metros mariposa e venceu, em 2022, três medalhas de ouro nos Mundiais de Natação em Juniores.