Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
José Carreira
por
Alfredo Simões
O frio vai continuar este fim de semana na região de Viseu e, como tal, nunca é demais lembrar os conselhos para fazer face às baixas temperaturas. Certo é que, sempre nesta altura de inverno, têm sido várias as indicações das autoridades de saúde e até porque todo o cuidado é pouco.
Entre os conselhos a ter em conta neste tempo de frio, estão os de evitar a exposição prolongada ao frio, além de utilizar várias camadas de roupa para manter o corpo quente e proteger as extremidades do corpo.
A hidratação também é aconselhada, através da ingestão de sopa e bebidas quentes. Já a prática de atividades no exterior deve ser acautelada, sendo que as pessoas devem utilizar vestuário adequado.
Em casa, é preciso agasalhar-se bem, manter a casa quente e garantir uma adequada renovação do ar, sobretudo em caso de uso de equipamento de combustão.
Se andar de carro, o conselho é adotar uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo. As autoridades de saúde também têm lembrado os cuidados a ter com pessoas mais vulneráveis.
Também para prevenir face ao frio, as autoridades alertam para o cuidado a ter com as mudanças bruscas de temperatura e para a necessidade de se proteger as mãos, pés e cabeça, além de facilitar a circulação de ar e abrir as janelas. A temperatura da casa deve manter-se entre os 19 e os 22 graus.
E, já agora, comer fruta e legumes todos os dias, fazer várias refeições ao longo do dia, evitar o álcool e, mesmo que não tenha sede, ingerir líquidos.
Em caso de gripe ou outras complicações de saúde, a primeira coisa que se deve fazer é ligar para a linha SNS24 (808 24 24 24). Além do frio, a chuva regressa a partir deste domingo (19 de janeiro) à região de Viseu.