A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Saem da fábrica da Stellantis (ex-PSA) em Mangualde os veículos comerciais mais vendidos no país. O Peugeot Partner é o “campeão” das vendas nos primeiros cinco meses do ano com 1.644 furgões comercializados entre janeiro e maio.
Segundo a Stellantis, que cita números da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), mais de metade dos veículos comerciais ligeiros que se venderam em Portugal pertencem às suas marcas. O grupo vendeu até ao mês passado 5.434 viaturas das marcas Citroën, Fiat, Jeep, Opel e Peugeot, que representam uma quota de 51,5% e um crescimento de 23,2% face aos primeiros cinco meses de 2022.
Em segundo lugar no ranking dos modelos mais vendidos está o Citroën Berlingo (1.180 viaturas), seguido do Opel Combo (788). Já o Fiat Doblò, que começou a ser produzido em Mangualde em outubro do ano passado, é hoje o quinto modelo comercial mais vendido com 553 unidades.
A Peugeot é a marca mais vendida no mercado português de veículos comerciais ligeiros, com 2.120 unidades ao longo de 2023, seguida da Citroën que está em segundo lugar com 1.380 viaturas. A Opel ocupa a quinta posição, com 1.028 unidades, e a Fiat está no sexto lugar, com 904 veículos.
A fábrica de Mangualde já produziu 29.373 viaturas nos primeiros quatro meses do ano, mais 24,7% em comparação com o período homólogo de 2022, segundo os dados da ACAP. A maioria (27.802) foi destinada à exportação, nomeadamente para França, Itália, Espanha, Bélgica e Alemanha.
Só em abril, mês com os dados mais recentes da produção automóvel nacional, foram fabricados 6.363 carros na unidade da Stellantis.