As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Com 2024 a finalizar, abre-se espaço a balanços no que diz respeito ao futebol distrital. E 2024 foi um ano de afirmação do norte do distrito de Viseu com Cinfães e Resende a marcarem o desporto-rei no distrito. O Cinfães fez a dobradinha na época passada ao vencer Divisão de Honra e Taça Sócios de Mérito. Ambas as provas organizadas pela Associação de Futebol de Viseu. Com o título distrital alcançado subiu ao Campeonato de Portugal. A final da Taça Sócios de Mérito também foi ‘pintada’ a norte do distrito de Viseu com o Resende a ser finalista. Quanto ao Resende, lidera atualmente a Divisão de Honra e conquistou a Supertaça diante do Cinfães, este sábado, 28 de dezembro.
Recuando uns meses, foi em Ferreira de Aves que o Cinfães carimbou o título na época 2023/2024. O triunfo por três bolas a zero alcançado a 5 de maio significou o regresso do clube ao Campeonato de Portugal. Nem um mês depois, num jogo realizado em Tondela, o Cinfães acabaria por fazer a dobradinha vencendo a Taça Sócios de Mérito diante do Resende por duas bolas a zero.
Vamos aos números. O Cinfães fechou a Divisão de Honra com 26 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. No total, 82 pontos conquistados, 75 golos marcados e 26 sofridos. O melhor ataque e a melhor defesa da prova conseguiram um saldo positivo de 49 golos. O segundo classificado, Oliveira de Frades ficou a oito pontos da liderança.
Chegados ao Campeonato de Portugal, os comandados de Paulo Mendes estão a fazer um campeonato muito regular na Série B, considerada uma das mais competitivas da prova. Até ao momento, o Cinfães leva seis vitórias, quatro empates e duas derrotas, ocupando o terceiro lugar, com 22 pontos, a quatro do segundo classificado, que dará lugar à luta pela subida.
A norte do distrito de Viseu mora também um dos destaques do ano futebolístico. O Resende perdeu a final da Taça Sócios de Mérito, mas por ser finalista atingiu a hipótese de levantar um título ainda antes de encerrar o ano. E conseguiu-o. A Supertaça foi para Resende. A vitória alcançada nas grandes penalidades garantiu o título a uma equipa que lidera a Divisão de Honra à passagem de 13 jornadas. Com 11 vitórias e duas derrotas, o Resende marcou 22 golos e sofreu 6 e soma 33 pontos. O Castro Daire está em segundo lugar, com 31 pontos.
Na Segunda Liga, o Tondela encerra 2024 em segundo lugar, com chances de, já a começar o novo ano, passar para a liderança de forma isolada. Os comandados de Luís Pinto têm um ponto de desvantagem para o Penafiel. Uma vitória contra o Leiria, nos primeiros dias de 2025, colocará o Tondela no topo da tabela classificativa em lugar de subida direta para a Primeira Liga. Nota importante: o Tondela é, nesta altura do campeonato, a única equipa que ainda não perdeu. Quanto ao Académico de Viseu mantém-se com condições de lutar, pelo menos, pelo play-off de subida à Primeira.