Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
por
Miguel Longras
A seleção portuguesa de futsal defronta, esta quinta-feira, a Bielorrússia, num encontro que marca o início da qualificação para o Mundial’2024. O encontro terá lugar no Multiusos de Paredes, pelas 20h00. O jogador André Coelho, natural de Nelas e a atuar no Barcelona, é uma das opções para o jogo desta noite.
O selecionador nacional, Jorge Braz, assume que Portugal está determinado em começar a ganhar. O técnico diz estar ciente de que “nestas qualificações, com jogos fora e casa, qualquer deslize não nos deixa confortáveis para alcançarmos os nossos objetivos” e que “é importante perceber que iniciámos agora um processo, mas que temos de estar com a mesma ambição com que jogámos as decisões da Finalíssima, por exemplo”.
Jorge Braz elogia o comportamento dos jogadores portugueses nos treinos. “A resposta dos jogadores tem sido fantástica neste estágio. Têm sido momentos de preparação fabulosos. A equipa tem consciência de que não pode haver facilitismos e que tem de manter a mesma responsabilidade. Sentimos a ansiedade normal como se fosse a primeira vez que iniciamos uma qualificação para uma grande competição. Essa é a forma como temos encarado este momento”, revelou.
Sobre o adversário desta noite, o selecionador português fala de um adversário poderoso e cínico. “É uma equipa poderosa e que sabe jogar, tem algum cinismo no seu jogo. Tiveram um play-off muito equilibrado com a Sérvia para o último Europeu. Temos de relembrar o jogo de 2020 contra nós, na Póvoa de Varzim. Ganhámos 2-1, a Bielorrússia conseguiu manter-se no jogo até ao fim. Independentemente da valia do adversário, é importante não facilitarmos no nosso processo e naquilo que temos de fazer. Se formos Portugal – e eu acredito nisso pelo que tenho visto nestes dias – a Bielorrússia vai ter dificuldades.”.
Depois do jogo com a Bielorrússia segue-se a partida com a Lituânia, em Kaunas, a 11 de outubro, num jogo com início às 19h00 locais (na Lituânia são mais duas horas que em Portugal Continental).
Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff. Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.