Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O Gabinete de Apoio ao Agricultor (GAA) de Mangualde venceu o prémio de mérito da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI).
O GAA de Mangualde foi o terceiro espaço do género a receber em 2023 o maior número de candidaturas relacionadas com o Pedido Único, que consiste no pagamento direto de apoios aos agricultores. Ao todo, o gabinete formalizou cerca de 900 candidaturas, resultando em apoios de mais de dois milhões de euros.
A distinção foi entregue durante o 10.º Encontro Nacional de Técnicos, realizado recentemente em Évora. O vereador da Agricultura na autarquia de Mangualde, Rui Costa, realça que o prémio significa “o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a equipa do Gabinete de Apoio ao Agricultor de Mangualde, que tem feito um trabalho notável, com resultados sempre em crescendo”.
Nos últimos seis anos (2017-2023), o GAA de Mangualde, que funciona nos Paços do Concelho, registou um aumento de 35 por cento nas candidaturas do Pedido Único.
A Câmara realça que o espaço tem sido útil “na captação de investimento, além de prestar apoio aos agricultores de Mangualde e concelhos limítrofes”, disponibilizando atualmente vários serviços como visitas de campo, aconselhamento agrícola ou licenciamentos ambientais e de explorações pecuárias.