Lamego espera receber a partir desta quinta-feira milhares de pessoas para mais uma edição das festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios. GNR, Diogo Piçarra, D.A.M.A., Emanuel, Carminho, Ricardo Ribeiro e Augusto Canário são os cabeças de cartaz musicais da programação deste evento que tem os pontos mais altos nos momentos religiosos. Hoje é dia do concerto de GNR e da já tradicional sessão de fogo de artifício.
Já no segundo dia, a 23 de agosto, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios recebe às 21h30 o concerto Mater Dei da Banda Filarmónica de Magueija e do tenor João Mendonza. No dia 26, a Avenida Dr. Alfredo de Sousa recebe o grupo Uskadkasa, seguindo-se os Arkádia no dia 27 e os Função Públika no dia 28.
A 29 de agosto, chega o fadista Ricardo Ribeiro e, no dia 30, Diogo Piçarra. Os D.A.M.A. vêm a Lamego a 31 de agosto.
Para 1 de setembro, dia do Cortejo Etnográfico, celebra-se o Dia das Bandas Filarmónicas com mais uma atuação da Banda Filarmónica de Magueija. No dia 2, canta a Carminho e, no dia 4, decorre o espetáculo musical de tributo a Tina Turner.
A 5 de setembro, o cantor Emanuel vai atuar no centro de Lamego. No dia 6, não há música no palco, mas há a Grandiosa Marcha Luminosa que irá percorrer as ruas da cidade. Com início junto aos Paços do Concelho, a romaria vai percorrer a Rua Marquês de Pombal, Praça do Comércio, Rua de Almacave, Rua Cândido dos Reis, Avenida 5 de Outubro, Avenida Dr. Alfredo de Sousa, Rua Dr. Justino Pinto de Oliveira, Rua D. João da Silva Campos Neves, Rua do Columela e, novamente, a Avenida 5 de Outubro.
No dia 7 de setembro, acontece a tradicional Batalha das Flores e a Grande Noite da Romaria de Portugal, com arruadas por rusgas populares que percorrem a cidade cantando temas populares e cantigas ao desafio e são acompanhados pelo rufar típico dos bombos e toques de concertinas. Na mesma noite, cantam Paulo Paradela na Avenida Dr. Alfredo de Sousa e o Grupo MK Music, que vai fazer um arraial popular no Jardim da República, seguindo-se depois o fogo de artifício à meia-noite.
O dia de festa maior será a 8 de setembro, com a missa festiva em honra da Senhora dos Remédios às 10h00, no respetivo Santuário, e a Majestosa Procissão de Triunfo, às 16h00. A procissão sai da Igreja das Chagas, percorrendo algumas das principais ruas da cidade, e termina na Igreja de Santa Cruz.
No último dia das Festas dos Remédios, 9 de setembro, Augusto Canário faz o último concerto do evento no Jardim da República. À meia-noite, decorre a sessão de encerramento com fogo de artifício nos quatro cantos da cidade de Lamego. Todos os concertos são gratuitos.
A festa também continua até mais tarde, nos dias 30 e 31 de agosto e 6 e 7 de setembro, com o evento Ai Remédios que regressa ao Centro Multiusos.
Mais de 500 figurantes em cortejo etnográfico
Outro momento alto deste evento acontece a 1 de setembro com o cortejo etnográfico que vai envolver, este ano, mais de 500 figurantes e 17 carros temáticos, incluindo três puxados por juntas de bois. O desfile é animado com a participação de cerca de 20 grupos e ranchos da região do Douro, acompanhados pela música das tocatas e do despique dos bombos.
O cortejo etnográfico será dedicado ao tema “Da Serra ao Douro“, com uma grande variedade de quadros que vão recriar o Ciclo dos Cereais, o Ciclo da Lã e do Linho, as Profissões, o Vinho, o Olival, o Casamento, a Romaria e os Caretos de Lazarim. Pela primeira vez, um rebanho também fará parte desta animação.