A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Um torneio de futebol eletrónico é a primeira atividade da recém criada Associação Juvenil Viver Viseu (AJVV). Fundada em setembro de 2024, a associação que junta vários jovens de Viseu vindos do meio académico, avança para um torneio que promete juntar quase duas dezenas de apaixonados pelos desportos eletrónicos. O torneio chama-se “Viseu de comando na mão”. “Queremos juntar o maior número de jovens viseenses, criando interatividade entre eles. O foco está em juntar jovens em torno do desporto, seja eletrónico ou não para que haja sinergia entre jovens”, explica Miguel Pires, secretário da direção da AJVV.
O responsável acrescenta que dentro da Associação foi notado “que havia jovens que queriam praticar desporto de forma casual e não tinham resposta”. Então foi pensado este torneio. “Esta é a primeira atividade da Associação. Sabendo que os jovens se fecham cada vez mais em casa, agarrados a redes sociais e novas tecnologias, achámos por bem juntar o bom das novas tecnologias e tirá-los de casa para jogar os jogos que mais gostam, não sozinhos, mas com várias pessoas”, justifica Miguel Pires. As inscrições estão ainda abertas e o torneio decorre na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, num bar em Jugueiros, Viseu.
Miguel Pires explica que este torneio vai desenrolar-se sob o regime de eliminatórias e que “quem for eliminado não deixa logo de jogar e vai fazer parte de um torneio paralelo ao principal”. “Quem vencer esse torneio dos eliminados irá lutar com o vencedor do torneio principal e daí sairá um vencedor. Temos depois uma finalíssima que vai opor o vencedor do torneio principal diante do segundo classificado do torneio principal”, descreve. Está prevista a entrega de prémios ao primeiro e segundo classificados. “A Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos vai ainda dar um brinde aos participantes”, vinca.
Sobre a AJVV, Miguel Pires sustenta que é composta por vários jovens de Viseu, vindos do meio estudantil. “Achámos que faltavam atividades que conseguissem juntar e unir os jovens para que a rotina da juventude não fosse só casa-trabalho-trabalho-casa. Muitos de nós gostamos de desporto e consideramos que devíamos criar atividades para que os jovens interajam e pratiquem desporto”, acrescenta. No futuro, refere, está na agenda uma ação junto dos alunos das escolas básicas sobre os perigos da internet.