Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
Os restaurantes Mesa de Lemos, em Viseu, e Memórias, em Santar (concelho de Nelas), foram distinguidos pelo Guia Michelin. O Mesa de Lemos voltou a renovar a sua estrela, enquanto o Memórias está na lista de restaurantes recomendados.
As distinções foram entregues esta terça-feira (25 de fevereiro) no Porto. O Mesa de Lemos – dirigido pelo chef Diogo Rocha – renova, pelo sexto ano consecutivo, a estrela Michelin e também mantém a Estrela Verde, uma distinção relacionada com a sustentabilidade. Após a entrega dos prémios, Diogo Rocha viu as distinções com “muito orgulho”.
“Somos um restaurante de fine dining inserido no meio rural e o desafio de fazer alta gastronomia longe das grandes cidades reforça a obstinação em apostar na alta qualidade e num serviço de excelência. Queremos continuar a evoluir e a surpreender todos os dias os nossos clientes mas sem nunca esquecer a defesa do meio ambiente”, acrescenta o chef.
Já a cozinha do Memórias é dirigida pelo chef Luís Almeida. O restaurante reagiu à distinção do Guia Michelin nas redes sociais, dizendo que vê a entrada na lista dos estabelecimentos recomendados com “enorme orgulho e gratidão”. Já na categoria Bib Gourmand (boa relação qualidade/preço, na ordem dos 45 euros), mantém-se o restaurante Flora, em Viseu, que entrou para a lista em 2024.
Este ano, o Guia Michelin contabiliza 38 restaurantes portugueses com uma estrela, oito com duas estrelas, seis Estrela Verde, 28 Bib Gourmand e 116 recomendados. O país continua sem ter uma classificação máxima de três estrelas.