No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
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Teresa Machado
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Isalita Pereira
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Joaquim Alexandre Rodrigues
“Os livros nas escolas serão em breve obsoletos…O Sistema Escolar vai alterar-se por completo dentro de dez anos”. Esta afirmação parece de hoje, mas foi feita em 1913 por Thomas Edison quando se referia ao cinema. Ele acreditava que o cinema vinha revolucionar tudo, até o Sistema de Ensino. Traria todo o conhecimento humano para a sala de aula! Em 1930 vem o mesmo discurso com a rádio e voltam as promessas de trazer o mundo e os melhores professores para a sala de aula. Em 1960 são as promessas com a televisão e fez-se dela uma vedeta educativa, também traria os melhores professores! Depois vieram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No parlamento francês gritava-se que eram a resposta aos desafios da educação do Séc. XXI e que tinham todas as virtudes. Nenhuma das promessas se concretizou, mas podem ajudar os professores. Mas querer que os professores sejam só auxiliares das máquinas? Isso não!
A retórica do digital não é tão diferente das anteriores, mas deve dizer-se que algumas ferramentas podem facilitar a vida ao aluno. Mas há um lado negro, ele retira ao cérebro parte dos substratos nutritivos. Quanto mais cedermos à máquina uma parte da nossa atividade cognitiva, menos os nossos neurónios serão capazes de se estruturar, organizar e ligar. Isto rouba ao aluno os fundamentos do seu desenvolvimento cognitivo. São exemplos a máquina de calcular, ela pode ser boa para um aluno do 12º ano porque ele já sabe contar e poupa-lhe tempo, mas prejudicial na 1ª classe onde ainda não se domina a tabuada. O mesmo com a aprendizagem da escrita no computador, as crianças apresentam mais dificuldades em reter e reconhecer as letras do que aqueles que usam as mãos, papel, lápis. Tem ainda mais dificuldade a ler. Nesta matéria é preciso ouvir a ciência, antes das opções da digitalização no ensino, porque o argumento da modernidade ou do acompanhar a evolução dos tempos soa a pouco!
A alternativa à pedagogia presencial do professor não é o digital, mas outras formas de pedagogia com o professor! Substituir o professor pela máquina só porque há falta de professores? Mas a demografia é previsível e permite agir a tempo! Porque os professores adoecem, fazem greve e a gestão é difícil ou cara? Sim, a gestão tem que ser cuidada, mas a educação não é um custo. É o melhor investimento de qualquer país, desde que bem organizado e priorizado na governação. O problema talvez seja esse e a solução precise mais de uma Grande Reforma do que de conversas soltas!
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Teresa Machado
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Isalita Pereira
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Joaquim Alexandre Rodrigues
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Jorge Marques
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Vitor Santos