A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Mercado dos Produtores de Viseu recebe este sábado (14 de dezembro) a segunda sessão da iniciativa “Produtos que contam histórias”, que acontece nos segundos sábados de cada mês.
A ação, que começa às 09h30, envolve uma atuação musical do duo Magui & António e, depois, um showcooking do chef Luís Almeida, do restaurante Palace, que vai trabalhar com o azeite, que é o produto do mês escolhido para esta iniciativa.
Segundo a Câmara de Viseu, os chefs preparam receitas com um produto principal escolhido no Mercado e artistas locais animam as compras com espetáculos de música.
A iniciativa integra o projeto “Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões”, que pretende promover uma alimentação equilibrada e sustentável e produtos tradicionais da região.
Recentemente, a vereadora da Economia na Câmara de Viseu, Mara Almeida, adiantou ao Jornal do Centro que as sessões de cozinha ao vivo contam com a participação de vários chefes que, todos os segundos sábados de cada mês, vão trabalhar um produto.
“Todos os meses escolhemos um produto e esse produto será trabalhado com os chefes e haverá provas dessa comida. Para confecionarem os pratos, os chefes farão as compras no mercado”, disse.
A vereadora sublinhava na altura que esta iniciativa integra a vontade da autarquia em “promover o que é a identidade alimentar de Viseu e os produtos endógenos”, lembrando que “há ainda muito consumo de produtos importados”.
“Queremos incutir mais hábitos saudáveis e isso consegue-se através do consumo de produtos locais, o que também ajuda a dinamizar a atividade dos produtores”, acrescentou.