A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O “Viseu Doce” abre este sábado e domingo (16 e 17 de março) a época de celebração da Páscoa no município. O evento, que vai já na quarta edição, acontece na Pousada Pestana.
Durante dois dias, 15 operadores de doçaria dos concelhos de Viseu, Vouzela, Resende e Castro Daire vão “adoçar a boca” aos visitantes. A mostra de doces da região conta ainda com a presença de cinco produtores de vinho.
A entrada é livre e o evento decorre no sábado, entre as 14h00 e as 19h00 e no domingo, das 11h00 às 18h00.
BISCAKE.COME, Cavacas da Adozinda, Confeitaria Amaral, Escola Profissional de Vouzela, Forno da Serra, Pastelaria HORTA, Leonidas Chocolates, Pastéis de Feijão “Flor da Ponte”, Rústica, Sabores de Sul, Tempus Gulosos, Simplesmente Bolo, Quinta do Medronheiro, Confeitaria La Bassani e Mininês são os comerciantes que estarão presentes.
A organização do evento é do município de Viseu, Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e Viseu Marca.
Segundo destacou Gualter Mirandez, presidente da ACDV, Fim de semana “doce” e Orquestra Filarmonia das Beiras na agenda pascal de Viseu , o Viseu Doce é “encontro que é um êxito e que tem juntado milhares de pessoas durante os dois dias”.
Já o presidente da Câmara, Fernando Ruas, admitiu que o evento poderá mudar-se, futuramente, para o Mercado 2 de Maio, “quando estiver plenamente em funções”, justificou.
Além do Viseu Doce, durante a apresentação do programa para a época de Páscoa, a vereadora da Cultura, Leonor Barata, deu ainda destaque ao concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, na tarde do domingo de Páscoa, 31 de março, na igreja do Seminário Maior de Viseu, com “um reportório especial e adequado à época” pascal.
Leonor Barata sublinhou que será também a primeira vez que a orquestra se apresenta em Viseu sob a direção do novo maestro, Jan Wierzba, a que se juntam vozes como as do contratenor João Pedro Azevedo e o barítono Tiago Matos.
“Há também uma série de comemorações que são de índole tradicional e religioso que estão muito presentes na programação da nossa comunidade e que acontecem um pouco por todas as freguesias, num verdadeiro roteiro pascal”, apontou.
Haverá encenações da Via Sacra no Campo, em Côta, em Mundão, em Ranhados, em Repeses e São Salvador, e em Barreiros e Cepões; mas também outros momentos de culto, traduzidos em eucaristias, cânticos e amentações das almas, bênçãos e procissões, vigílias e ofícios de leituras e laudes ou visitas pascais, quer promovidos pelas diversas Paróquias da Diocese de Viseu, como pelas Igreja Evangélicas Baptista e Assembleia de Deus de Viseu.
A programação da Páscoa em Viseu será igualmente enriquecida com outros projetos e iniciativas apoiadas pelo programa municipal Eixo Cultura, entre elas a apresentação do novo álbum, “O povo que já não canta”, d’O Marta, no dia 23, assim como a programação da iniciativa municipal “Dizer Poesia, que decorre entre os dias 21 e 24, e ainda o festival internacional de Dança Jovem, da companhia Lugar Presente, e o ciclo de cinema da Short/Age.