concentração palestina viseu
2ey8kjsvigbo0gk4ww
marcelo vinhos v2
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…

04.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

01.10.24

Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…

01.10.24

por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca

 Escoamento de talentos: Um desafio estrutural, político e do

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Comboios, impostos e “maduristas”

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Um fungo
Uber Eats_01-min
Novo Peugeot E-3008_R6JG2754
Bairro Feliz Pingo Doce
Home » Notícias » Diário » Há mais um jovem que quer ser padre na Diocese de Viseu

Há mais um jovem que quer ser padre na Diocese de Viseu

Luís Fernandes, de 20 anos, é oriundo do concelho de Santa Comba Dão e decidiu que queria ser padre após um acidente de trabalho há dois anos. Está no seminário em Braga

 Há mais um jovem que quer ser padre na Diocese de Viseu
03.10.24
fotografia: Diocese de Viseu
partilhar
 Há mais um jovem que quer ser padre na Diocese de Viseu
04.10.24
Fotografia: Diocese de Viseu
 Há mais um jovem que quer ser padre na Diocese de Viseu

A Diocese de Viseu tem um novo seminarista. Chama-se Luís Fernandes, que tem 20 anos, nasceu na Suíça e cresceu na aldeia de Vila Pouca, em Santa Comba Dão. Começou no passado mês de setembro a frequentar o Seminário Interdiocesano de São José, em Braga.

A entrada no seminário dá-se dois anos depois de Luís ter tido um acidente de trabalho e começado a ponderar o que queria fazer na vida. Decidiu que queria ser padre.

“Trabalhava como servente florestal numa serração e depois de ter sofrido um acidente de trabalho, deitado na cama do hospital, é que comecei a ponderar as minhas opções de vida e uma delas foi ir para padre. Informei-me mais e fui ao primeiro encontro do Pré-Seminário. A partir daí, iniciei este percurso que me levou este ano a entrar no Seminário”, contou o jovem, citado numa nota da Diocese de Viseu.

Além do momento de reflexão, Luís Fernandes também encontrou nos livros as respostas que o ajudaram a tomar a decisão.

“Fui lendo alguns livros que me foram quebrando o preconceito da ideia pré-definida de ser padre que ainda tinha. Num dos livros que li, de um padre de São Joaninho que já faleceu, ele dedicava os tempos livres a fazer aviões para as crianças. Achei muito interessante porque mostrou-me como ser padre não limita as pessoas, mas abre-as para outras perspetivas”, disse.

Começou a participar no pré-seminário em 2021 e, no ano passado, frequentou vários encontros “que se realizavam no primeiro sábado de cada mês, a maioria em Viseu”. “Este ano participei mais no formato de campo de férias. Durante o mês de agosto estive a fazer voluntariado no Lar de São Joaninho e em setembro entrei no seminário”, acrescentou.

Disse que tomou a decisão com segurança e com normalidade, mesmo quando chegou a altura de contar à família, onde não tinha ninguém ligado diretamente à Igreja Católica.

“A minha família aceitou bem e respeitou a minha vontade”, garantiu, acrescentando que ninguém questionou se este era o caminho certo e que se questiona sobre a escolha que fez.

“Nós não devemos ter medo de nos questionarmos. Se temos medo de o fazer, com receio que a resposta seja não, no sentido que não é o caminho a seguir, então é porque provavelmente não é. Eu vou-me questionando e até agora a resposta tem sido sempre sim”, afirmou.

Luís Fernandes disse ainda que a experiência no seminário está a correr bem, mas sem grandes expetativas. “Não gosto de criar expetativas para não ficar frustrado. Vinha com umas luzes e já sabia que iam ser dias com muita oração e com muito estudo”, referiu.

Para já, o jovem admite que ainda não pensa no sacerdote que deseja vir a ser e que só está “focado num passo de cada vez, dar prioridade aos estudos e resto é o que Deus reservar”.

Atualmente, são cinco os jovens seminaristas da Diocese de Viseu. Dois deles, Francisco Ferreira e Tiago Rio, foram ‘promovidos’ em julho aos lugares de leitor (que faz a leitura do evangelho nas missas) e acólito.

Já neste mês de outubro, os futuros padres Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes vão ser ordenados diáconos no próximo dia 20, numa cerimónia que vai decorrer na Sé de Viseu.

 Há mais um jovem que quer ser padre na Diocese de Viseu

Outras notícias

pub
 Há mais um jovem que quer ser padre na Diocese de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar