A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
A Serra da Estrela vai ter manto branco no início desta semana. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para a queda de neve pelo menos até ao dia de quarta-feira (29 de janeiro).
Além disso, a Serra – e o distrito da Guarda – estão em aviso amarelo desde esta manhã e até às 21h00 desta segunda-feira (dia 27) por causa das rajadas de vento forte que podem chegar aos 110 quilómetros/hora nas terras altas e da queda de neve nos pontos mais altos da Estrela.
A cota de neve vai descer gradualmente a cota para os 800 metros a partir do meio da tarde, com acumulação acima de 1.000 metros e que poderá ser de 15 centímetros acima de 1.600 metros.
Já a partir das 21h00, o nível de alerta passa para laranja por causa da neve. Até ao meio-dia de terça-feira (dia 28), a queda de neve vai estar acima da cota dos 800 metros, com acumulação acima dos 1.000 metros e que poderá ser superior a 20 centímetros acima dos 1.400 metros.
Quanto às temperaturas, a Torre conta esta segunda-feira com 5 graus de máxima e -5º de mínima. Na terça-feira, o frio vai apertar ainda mais com -1º de máxima e -6º de mínima. E, na quarta-feira, a máxima prevista será de zero graus e a mínima volta a fixar-se nos -5º.
A partir de quinta-feira (dia 30), a Serra da Estrela vai contar com períodos de céu pouco ou parcialmente nublado e com uma subida da temperatura máxima que passa para os 3º na sexta-feira (dia 31), os 4º no sábado (1 de fevereiro) e os 5º no domingo (dia 2).