A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara Municipal de Viseu vai avançar com a construção de um edifício destinado a habitação social para idosos, na Quinta da Pomba. O investimento é de mais de 900 mil euros e a proposta de adjudicação, compromisso e minuta já foi aprovado em reunião de executivo.
A obra integra a Estratégia Local de Habitação de Viseu e vai permitir a construção de um edifício de habitação tradicional, com nove apartamentos, para acolhimento de idosos em regime de arrendamento apoiado.
Esta resposta social surge, segundo o município, devido ao “número elevado de pessoas idosas isoladas” que residem no concelho.
“Esta intervenção surge do facto de existir um número elevado de pessoas idosas isoladas, com pedido de habitação formalizado que, dada a sua idade avançada e a falta de retaguarda familiar, denota dificuldades de gestão quotidiana duma habitação, necessitando de um acompanhamento social de proximidade”, refere.
A assistência a estas famílias será assegurada através de serviço de apoio e acompanhamento a idosos, concretizado em parceria com uma IPSS do concelho.
“Esta construção beneficia de uma localização privilegiada, tendo em conta a proximidade com o Hospital, a Cruz Vermelha, a Loja do Cidadão, Lares de Terceira Idade, várias Clínicas Médicas e outros serviços”, acrescenta o município de Viseu.