Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Hospital de Viseu está a comemorar esta quarta-feira (16 de abril) o Dia Mundial da Voz com concertos e um rastreio.
A comemoração é organizada pelo serviço de Otorrinolaringologia da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, “como forma de consciencializar para a importância da voz e de como podemos protegê-la”.
Uma das iniciativas programadas aconteceu no auditório do Hospital de Viseu, tratou-se de uma sessão sobre “A Laringe e a Voz: anatomofisiologia e patologia”, “Doença do Refluxo o que é, o impacto na voz e como tratar”, “A voz no laringectomizado ou traqueotomizado” e “Voz: O terapeuta da fala pode fazer a diferença”. Uma iniciativa que serviu para abordar os cuidados necessários para uma boa saúde vocal.
Até ao final da manhã são muitas outras iniciativas previstas, entre elas as atuações do Conservatório de Música de Viseu (Bernardo Alves, Rita Félix e professora Anícia Costa) e de Vicente Oliveira no átrio do São Teotónio.
Os profissionais estão ainda a realizar rastreios da voz.
Como conselhos para evitar problemas na voz, os especialistas indicam beber água, descansar a voz, dormir bem, corrigir a postura, ter cuidado com a alimentação e “não pigarrear” porque ao fazer isto “as cordas vocais batem uma na outra (…) e não é nada saudável”.
O Dia Mundial da Voz nasceu na Faculdade de Medicina de Lisboa, pelo mão do então diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria, Professor Mário Andrea, que era também presidente da Sociedade Europeia de Laringologia e que, graças ao prestígio e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, teve uma pronta aceitação por parte dos seus pares por todo o mundo, Europa, EUA, América do Sul, Austrália, Japão, incluindo países como a Rússia e a Turquia, criando assim uma celebração no mesmo dia, no mundo inteiro, o dia 16 de abril.
Como surge a voz?
O que nos permite esta capacidade de vocalização é um complexo aparelho vocal constituído por vários órgãos em que, tal como numa orquestra, cada um desempenha uma função, mas que em uníssono, produzem um som e conferem um timbre. As cordas vocais, duas pregas localizadas na laringe, vibram sempre que o ar enviado pelos pulmões, passa por elas. Depois, a faringe a língua os dentes os lábios e as fossas nasais, em conjunto, contribuem para articular e modelar o som e conferir assim a cada pessoa uma voz única.