O homem que morreu vítima de um acidente de trabalho em Mangualde na passada terça-feira (24 de agosto) era presidente da Assembleia de Freguesia de Germil, no concelho de Penalva do Castelo.
A confirmação foi dada ao Jornal do Centro por fonte desta autarquia.
Idálio Matos tinha 55 anos e Queda em acidente de trabalho provoca uma vítima mortal em Mangualde durante a realização de trabalhos. O alerta foi dado às 15h49 de ontem para a localidade de Tabosa da Cunha, na freguesia de Fornos de Maceira Dão, em Mangualde.
Idálio Matos era presidente da Assembleia de Freguesia de Germil desde 2017 e membro do órgão autárquico desde 1993. Segundo a Junta, era a pessoa com mais anos de exercício político autárquico na Assembleia de Freguesia.
Em comunicado, a autarquia escreve que Idálio Matos “esteve sempre ao lado de Germil naquelas que foram as lutas mais difíceis de travar em tempos agrestes” e que a localidade “perdeu um homem de trabalho, lutador pelas boas causas, de uma amizade e olhar transparente”, acrescentando que será recordada pelo “seu bom carácter, honradez, força de vontade e sentido de responsabilidade”.
Também se envolveu no apoio às coletividades da freguesia, fazendo parte da Irmandade da Nossa Senhora da Piedade e da Associação Os Melros de Germil.
O funeral está marcado para as 17h30 desta quinta-feira (dia 26) na Capela dos Abegões. O corpo será sepultado no cemitério de Germil.