Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu esta quinta-feira (2 de janeiro) as boas-vindas aos 107 médicos internos que iniciam hoje a formação na instituição de saúde. Deste total, 60 são internos de Formação Geral, 32 de Formação Especializada Hospitalar e 15 de Formação Especializada de Medicina Geral e Familiar.
A ULSVDL deu hoje início ao nono Curso de Introdução à Atividade Hospitalar. Os internos que foram colocados na formação hospitalar irão integrar vários serviços desta área.
Entre eles estão as áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, doenças infeciosas, gastrenterologia, ginecologia/obstetrícia, medicina física e reabilitação, medicina intensiva, medicina interna, nefrologia, oncologia médica, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, radiologia e reumatologia.
Já os que vão fazer formação especializada na medicina geral e familiar vão ser colocados nas unidades de saúde familiar da ULS, nomeadamente em Castro Daire (Unidade de Saúde Familiar Montemuro), Tondela (USF Cândido Figueiredo) e Viseu (USF Cidade Jardim, Grão Vasco, Infante D. Henrique, Lusitana, Viriato, Viseu Cidade e São Teotónio).
Na sessão de boas-vindas que decorreu no auditório do Hospital de Viseu, a diretora clínica da ULS para os cuidados de saúde primários, Rita Figueiredo, destacou o elevado número de vagas preenchidas.
A responsável afirmou que tal resultado reflete “a elevada qualidade da formação e a capacidade de formar internos com excelência, preparando-os para a prestação de cuidados de saúde à comunidade”.
Palavras que também foram corroboradas por Isabel Andrade, diretora do Internato Médico Hospitalar da ULSVDL, e por Ana Paula Pinheiro e José Néri, ambos diretores do Internato de Medicina Geral e Familiar. Em 2024, a ULS Viseu Dão Lafões acolheu 106 médicos internos.