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O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) anunciou esta quinta-feira (9 de novembro) que vai conseguir garantir a Via Verde Coronária, sem interrupções, até ao final de novembro. O CHTV tinha anunciado o em cerramento do serviço durante 12 dias não consecutivos ao longo deste mês, situação que está agora reposta.
“A partir do presente dia e até ao final do mês de novembro, o CHTV passará a assegurar a resposta da Via Verde Coronária nas 24h para a população de referência do CHTV, ULSG e CHCB”, informou a unidade em comunicado.
Segundo CHTV, a normalidade do serviço foi conseguida “graças à disponibilidade dos médicos do Laboratório de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia para continuarem a realizar trabalho suplementar para além do legalmente exigido”.
A 1 de novembro o CHTV ativou um plano de contingência, face à incapacidade de preencher as escalas de serviço noturno das especialidades de Cirurgia Geral e Ortopedia, bem como na Via Verde Coronária em 12 dias não consecutivos. Desde então, a Via Verde Coronária esteve inoperacional apenas durante o dia de sábado (4 de novembro) e no período noturno de terça-feira (dia 7). Durante esta fase, refere o hospital, foi “garantido o acesso em tempo útil ao CHUC a todos os doentes que dele necessitassem através de transferência ou encaminhamento pré-hospitalar pelo INEM”.
O plano de contingência mantém-se para o serviço de urgência das especialidades de Cirurgia Geral e Ortopedia no período noturno, das 19h00 às 08h30, durante todo o mês de novembro.
Segundo o hospital, “estas roturas assistenciais decorrem de uma manifestação legítima dos médicos portugueses por melhores condições de trabalho e por valorização remuneratória, enquadrando-se num movimento nacional sistémico, cuja reversão não depende da ação do Conselho de Administração, uma vez que as manifestações de indisponibilidade para a prestação de trabalho suplementar são de natureza individual e dependentes da consciência pessoal de cada médico”.
Não havendo equipas completas de Cirurgia Geral e Ortopedia, sublinha o CHTV, “não é possível garantir a realização de cirurgias no período noturno”.
Ainda assim, assegura, “tem implicado um número muito residual de transferências de doentes urgentes para o CHUC, num valor médio de 1 doente por dia”.
“Os doentes são avaliados pela equipa fixa do Serviço de Urgência e orientados em articulação com os médicos de Cirurgia geral e Ortopedia que asseguram a Urgência Interna do CHTV e com as equipas de serviço na Urgência do CHUC. Todas as situações de emergência médica com risco de vida serão sempre abordadas em equipa multiprofissional com a participação das diversas especialidades, no estrito respeito dos referenciais ético-deontológicos e cumprindo o dever de auxílio, não havendo nenhuma razão para alarme social”, acrescenta.
O CHTV reforça que a urgência geral “está aberta à população nas 24 horas, assegurando o atendimento de todos os doentes emergentes, urgentes e não-urgentes”. E apela à população “para que evite o recurso indevido ao Serviço de Urgência, em especial no período noturno, e que recorra sempre ao número 112 para situações urgentes e ao número SNS 24 (808242424) para situações não urgentes, acolhendo as indicações de encaminhamento que lhe forem fornecidas. Os utentes devem sempre recorrer em primeiro lugar ao seu médico de família para o seguimento das suas situações crónicas ou doenças agudas, evitando a saturação e disfuncionalidade dos serviços de urgência hospitalares.