A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os idosos do concelho de Nelas já começaram a receber dispositivos de teleassistência com botão SOS no âmbito de um projeto que junta a Câmara local e a GNR.
A autarquia decidiu, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana e a Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento, implementar a iniciativa “eGuard”, que dá apoio eletrónico a idosos em situações de vulnerabilidade como dependência, isolamento ou falta de retaguarda familiar.
Está agora a distribuir os dispositivos para acompanhar o dia-a-dia dos idosos sinalizados pela sua situação. Os equipamentos “permitem a criação de uma ligação direta e eficaz com aqueles que mais necessitam, possibilitando a monitorização das suas atividades diárias, através de uma plataforma acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR”, lembra a Câmara de Nelas em comunicado.
O objetivo é “promover a autonomia das pessoas em situação de dependência, disponibilizando serviços de apoio e segurança, como a teleassistência” e ainda evitar a institucionalização dos seniores, fazendo com que estes “permaneçam nas suas residências com o apoio necessário”.
A Câmara de Nelas diz que esta iniciativa se enquadra na área de intervenção social, elencada como uma das “principais prioridades” do atual executivo presidido por Joaquim Amaral. O “eGuard” já está implementado em vários concelhos da região de Viseu.