Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Casa da Académica em Lafões promove a II Tertúlia no dia 25 de janeiro, no Balneário Romano das Termas de S. Pedro do Sul. Este evento, que já vai na sua segunda edição, tem como objetivo reunir antigos e atuais estudantes de Coimbra, bem como todos os interessados em participar.
A tertúlia será dividida em dois momentos. Na primeira parte, será apresentado o livro “Augusto Hilário, Guitarra de Coimbra, Alma Viseense”, uma obra que resulta de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Viseu. A apresentação está a cargo de João Paulo Sousa e Jean Pierre Silva, e conta com a intervenção de Diamantino Santos, presidente da Junta de Freguesia de Viseu. O livro é baseado nas conferências do 1º Colóquio realizado em julho de 2023, na Casa do Miradouro, em Viseu, e aborda temas como o impacto da morte de Augusto Hilário na imprensa da época, o papel dos seus contemporâneos na Canção de Coimbra e o mediatismo em torno da sua figura.
No segundo momento, será apresentado o CD “Novos Vinte”, do grupo d’Anto – Grupo de Fado de Coimbra. O álbum, com 12 temas, dos quais 11 são originais, reflete o trabalho de jovens músicos que pretendem valorizar e divulgar o repertório “desconhecido por muitos” da Canção de Coimbra.
O programa termina com um Jantar Tertúlia no Hotel Vouga, sendo necessário efetuar inscrição até ao dia 22 de janeiro, através do email casaacademicalafoes@gmail.com.
A II Tertúlia é organizada pela Casa da Académica em Lafões, com o apoio da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul e da União das Freguesias de S. Pedro do Sul, Baiões e Várzea. A entrada no evento é livre.