A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O incêndio florestal que lavrou durante quase dois dias em Carregal do Sal e que teve origem no fogo de Nelas foi dominado na manhã desta quarta-feira (18 de setembro), disse fonte dos bombeiros.
“De noite andámos a fazer combate, a tentar resolver todas as questões que tínhamos e ao início da manhã tivemos a devida recompensa, o incêndio, neste momento, está dominado. Andamos apenas e só a controlar algumas reativações que vão ocorrendo”, disse à agência Lusa Filipe Lopes, comandante dos Bombeiros de Carregal do Sal.
“Queria ver se a partir de hoje conseguimos começar a fazer rescaldo e a normalizar a situação”, acrescentou.
As chamas em Carregal do Sal tiveram origem no incêndio de Folhadal, em Nelas, cruzando depois o rio Mondego e estendendo-se ao município de Tábua, já no distrito de Coimbra, embora a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tenha assinalado Tábua como uma nova ocorrência.
Segundo dados do sistema europeu Copernicus, consultados pela Lusa, o fogo que começou em Nelas e se estendeu a Carregal do Sal e Tábua, queimou mais de 8.000 hectares de floresta.
Cerca das 12h30 de hoje, o incêndio de Nelas mantinha-se em curso na página da ANEPC, com um total de 191 operacionais apoiados por 55 viaturas.
Entretanto, em Carregal do Sal, a extensão de saúde de Cabanas de Viriato está encerrada devido a problemas técnicos relacionados com os incêndios e que “impossibilitam a normal realização de consultas”, refere uma nota divulgada pela Junta de Freguesia local. Todas as consultas passam a ser feitas no Centro de Saúde de Carregal do Sal.