No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
A Câmara de Vouzela presta uma nova homenagem às vítimas dos incêndios de 2017 no concelho, numa cerimónia que acontece nesta terça-feira (15 de outubro). A data também assinala os sete anos dos fogos que atingiram na altura o distrito de Viseu.
Vouzela volta desta forma a relembrar um dos dias mais trágicos da história do concelho e a evocar a vida e a memória daqueles que partiram na sequência do grande incêndio de outubro de 2017.
O programa inclui romagens aos cemitérios de Ventosa e Queirã e ao monumento evocativo em Vouzela, junto ao Instituto Missionário Marista, e uma missa presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, às 18h30 na Igreja Paroquial de Fataunços.
O programa tem início às 16h30, em Queirã. A homenagem no monumento às vítimas em Vouzela vai ter a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
No ano passado, a homenagem às vítimas contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Em outubro de 2017, chegaram a estar ativos mais de 400 fogos que destruíram várias casas e indústrias e cortaram estradas. Só na região de Viseu, morreram mais de uma dezena de pessoas vítimas dos incêndios, afetando significativamente concelhos como os de Carregal do Sal, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela.
Ao todo, nos incêndios, morreram 51 pessoas. Cerca de 70 tiveram ferimentos. Arderam mais de 220 mil hectares de terreno.