A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
O incêndio que começou em Folhadal, no concelho de Nelas, já está em resolução desde as 10h23 desta quinta-feira (19 de setembro), disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Guilherme Almeida, acrescentou que a situação “está mais calma, registando-se apenas uma ou outra reativação, mas sem qualquer preocupação”.
“Ontem [quarta-feira, dia 18], ainda conseguimos ir ajudar os colegas em Mangualde”, revelou Guilherme Almeida.
As condições meteorológicas, com a diminuição do vento e da temperatura, vão ajudar à consolidação do rescaldo, confirmou ainda o comandante.
Perdas “bastante significadas” na freguesia de Senhorim
Entretanto, a Câmara de Nelas anunciou que uma equipa multidisciplinar de apoio social e comunitário já está a fazer o levantamento dos prejuízos causados pelo fogo que deflagrou esta segunda-feira (dia 16).
A mesma equipa também está a prestar apoio a todos os munícipes afetados pelos incêndios, nomeadamente aqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade social. O grupo já esteve na freguesia de Senhorim.
Segundo a autarquia de Nelas, nas aldeias de Cagunça, Carvalhas, Casal Sandinho, Fonte do Alcaide, Igreja, Moinhos, Quinta do Lila e Vila de Senhorim, as perdas são “bastante significativas, sobretudo na parte agrícola, alfaias, tratores, automóveis e lenha”. Além disso, também foram destruídas florestas, vinhas, olivais, árvores de fruto e infraestruturas.
Os danos causados pelo incêndio nas freguesias de Nelas, Canas de Senhorim e Lapa do Lobo também serão igualmente “objeto de levantamento de necessidades e apoio da equipa e dos serviços de Proteção Civil do Município”, acrescenta a Câmara.
Além da equipa de apoio, os munícipes que tenham tido prejuízos decorrentes dos incêndios podem dirigir-se às juntas de freguesia de Canas de Senhorim, Lapa do Lobo, Nelas e Senhorim.
O registo de danos causados vai ao encontro das políticas de apoio anunciadas ontem pelo Governo, após uma reunião entre os autarcas da região e o ministro da Coesão Territorial.
A Câmara de Nelas também abriu uma linha de apoio municipal, que pode ser ligada para os números 963 633 682 e 232 944 842.