A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) apelou hoje a todos para cuidado especial com ignições nos próximos dias devido a previsões de condições meteorológicas favoráveis à propagação de incêndios.
Na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, revelou que foi acionado o estado ‘laranja’ de prontidão dos meios a partir de hoje e até segunda-feira devido a previsões meteorológicas que preveem a diminuição da humidade relativa no ar e a existência de vento nos próximos dias.
O responsável destacou que desde segunda-feira têm aumentado de dia para dia o número de ignições, sobretudo noturnas, pelo que pediu especial cuidado da população nos próximos dias.
As regiões mais afetadas têm sido o Centro e o Norte do continente.
No total, pelas 13h00 estavam a combater os 42 incêndios que lavravam em Portugal continental cerca de 2.175 operacionais, mais de 655 meios terrestres e 22 meios aéreos.
Oito incêndios estavam em curso pelas 13h00 no continente, sendo os mais significativos o de Silvares (Fundão), um Aguiar da Beira e outro em Pombal, segundo um balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Em Aguiar da Beira o incêndio estava a ser combatido por mais de 130 bombeiros com recurso a um meio aéreo. Cerca das 14h30, a página da Proteção Civil já dava este incêndio em resolução.
O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, durante um briefing em Carnaxide, Oeiras, indicou, depois das 13:00, que nos oito incêndios em curso estavam cerca de mil operacionais e quase 300 meios terrestres, apoiados por 15 meios aéreos.
No distrito de Viseu, o incêndio era o de Castro daire que, entretanto, entrou em fase de rescaldo. No local estão 76 bombeiros.