No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
O Quartel da Paz na paróquia de São José, em Viseu, recebe a 22 de outubro o encontro “A Alimentação como um Direito Acessível”, organizado pelo núcleo distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), pela Freguesia de Viseu e pelo Centro Social Paroquial de São José.
A iniciativa quer promover uma reflexão entre as instituições sobre o apoio alimentar em Viseu e a forma como está estruturado esse apoio, o direito à alimentação e os principais desafios.
O evento decorre à tarde, das 15h00 às 16h30. O encontro vai ter uma sessão de abertura com representantes do núcleo distrital de Viseu da EAPN Portugal e da Junta de Freguesia de Viseu.
O programa também inclui o painel “A Importância do Direito à Alimentação”, moderado por Cátia Rodrigues do Centro Social Paroquial de São José. O debate tem a participação das oradoras Luísa Esteves (Centro Distrital de Viseu da Segurança Social) e Ana Paula Nascimento (Cáritas Paroquial de Viseu).
O encontro inclui ainda um momento de degustação dinamizado pelo chefe Luís Almeida.
O evento destina-se a profissionais da área social. As inscrições estão abertas até 20 de outubro e são gratuitas e limitadas a 30 participantes.
A ação em Viseu faz parte da Iniciativa pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social, promovida pela EAPN Portugal, que decorre a partir da próxima segunda-feira (dia 14) e até dia 25.
O objetivo é assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro) e sensibilizar a sociedade civil para o combate à pobreza e à exclusão social.
Estão previstas centenas de atividades por todo o país, com vários parceiros locais. Segundo a EAPN Portugal, através do apelo à participação e ao ativismo, as iniciativas querem contribuir para a sensibilização e visibilidade das ações de luta contra a pobreza e a exclusão social.