edifício comprado spsul habitação
070222183338c1be04d164ffd099e9e5d21796dc199a6c2a2dd5
Assinatura_protocoloestaçãonaúticacarregaldosal
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.12.24

A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…

19.12.24

O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…

19.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs

por
Jorge Marques

 O Fim ou o Princípio?
Home » Notícias » Diário » Intervenção na Sé de Viseu termina no final do ano

Intervenção na Sé de Viseu termina no final do ano

pub
 Intervenção na Sé de Viseu termina no final do ano
23.06.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Intervenção na Sé de Viseu termina no final do ano
21.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Intervenção na Sé de Viseu termina no final do ano

As intervenções na Sé de Viseu deverão ficar concluídas até ao final deste ano. A garantia foi deixada pela diretora regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, em entrevista à agência Lusa.

Os trabalhos, que começaram há cerca de um ano, preveem um investimento de mais de 1,3 milhões de euros e inclui a , além de Sé Catedral de Viseu alvo de limpeza da fachada.

Suzana Menezes garantiu que “toda a gente” – equipa de projetistas, engenheiros, empreiteiros e equipa da DRCC – está “completamente focalizada” na “grande e muito necessária intervenção de requalificação” do monumento religioso e que a obra “ficará concluída até ao final deste ano”.

As obras de requalificação na Sé dividem-se em duas empreitadas diferentes, um de conservação e restauro do património e outro relacionado com acessibilidades e reparações.

Do rol de investimentos da DRCC, está finalizada, ainda no distrito de Viseu, a intervenção no Mosteiro de Santa Maria de Maceira-Dão, em Mangualde, estando apenas a decorrer “a correção de pequenas anomalias construtivas detetadas no ato de receção provisório”.

O monumento, que está classificado como Monumento Nacional há mais de 20 anos, Obras em mosteiro de Mangualde terminam no final do ano num investimento de cerca de 670 mil euros. A Câmara de Mangualde comprometeu-se a inscrever o mosteiro nos roteiros turísticos e culturais do concelho.

Obras da Direção Regional do Centro valem mais de 4 milhões de euros
A diretora regional explicou que todas as intervenções realizadas pela Direção Regional da Cultura do Centro decorreram ao abrigo de financiamento europeu do programa Centro 2020, que totalizou um investimento de quase 4,1 milhões de euros, com um valor global de apoios comunitários de 3,18 milhões.

Entre essas obras, está a intervenção na Sé Velha de Coimbra que, segundo Suzana Menezes, “está a terminar” e estará concluída “com toda a certeza, antes do mês de agosto”.

Em Coimbra, para além da conclusão da obra no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (que reabre ao público na segunda-feira), também o Mosteiro de Celas tem intervenção concluída, assim como a Sé Nova, cuja intervenção “foi menos visível do ponto de vista do público”.

“Mas tratou-se de uma intervenção estruturante, porque teve a ver com a resolução de problemas infraestruturais e está terminada”, frisou.

Também a intervenção na igreja do Carmo, na rua da Sofia, possibilitou que aquele espaço de culto reabrisse, ao fim de dez anos encerrado.

“Está em pleno funcionamento e a Venerável Ordem do Carmo está a desenvolver um programa cultural para dinamização do espaço. Tem visitas guiadas todos os dias, exceto segunda-feira, é um novo ponto de atração à rua da Sofia, espero que seja largamente aproveitado este verão pelos visitantes ou turistas que estejam em Coimbra”, declarou Suzana Menezes.

 Intervenção na Sé de Viseu termina no final do ano

Outras notícias

pub
 Intervenção na Sé de Viseu termina no final do ano

Notícias relacionadas

Procurar