Até ao mês de julho, 14 jardins de infância e escolas básicas da região Viseu Dão Lafões estão a desenvolver um projeto-piloto que pretende ensinar os mais novos a comer melhor. “Comer Bem, Crescer Feliz” é uma iniciativa que vai promover ações de literacia alimentar pelas escolas do território.
O projeto intermunicipal, que estará em todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões, foi para o terreno esta segunda-feira (5 de março) e tem por base “um envolvimento em tríade “escola-família-território”, com enfoque em atividades em prol da literacia alimentar”.
Os objetivos da iniciativa passam por “sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável; promover o conhecimento sobre produtos do território, os seus benefícios, os seus ciclos e as vantagens de consumirmos em proximidade; mudar práticas de alimentação, com consciência, envolvendo alunos, família e restante equipa pedagógica; e reduzir o desperdício alimentar”, explicou a CIM em comunicado.
As ações acontecem mensalmente e são acompanhadas por um guião pedagógico, permitindo a exploração de um determinado alimento. “A primeira ação decairá sobre a descoberta das especificidades da maçã de Bravo de Esmolfe, uma maçã com Denominação de Origem Protegida, que tem Viseu Dão Lafões como principal território de produção, com particular destaque para o município de Penalva do Castelo”.
O projeto “Comer Bem, Crescer Feliz”, destaca a CIM Viseu Dão Lafões, “possibilitará a toda a comunidade educativa experienciar workshops de lanches saudáveis para pais e filhos, assim como workshops de confeção de um alimento por um chef, experiências sensoriais de alimentos e visitas de estudo a produtores locais”.
As ações incluem ainda a distribuição de uma brochura informativa e sessões online sobre alimentação saudável, equilibrada e sustentável. “O convite para participar será extensível a toda a comunidade do território Viseu Dão Lafões, valorizando o papel fulcral dos Encarregados de Educação na promoção de literacia alimentar junto das crianças”.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, visitou esta terça-feira o centro Escolar de Nelas e destacou que “este não é um projeto isolado, na medida que deriva de iniciativas pedagógicas desenvolvidas pela CIM no seu território em prol do sucesso educativo”. O responsável lembrou projetos como o ‘Cantinas Verdes – Estruturação do Mercado Institucional de Alimentos em Viseu Dão Lafões’ e o ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’, “que dão ênfase e respostas a situações clínicas e educativas registadas na região”.
“Estas iniciativas desempenham um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente, na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, prevenção de doenças, consciência ambiental e fomento de escolhas informadas. A consciência cultural e regional concorre ainda para a valorização dos produtos locais e de época, promovendo a sustentabilidade das populações”, acrescentou.
Já o presidente do município de Nelas, Joaquim Amaral, valorizou a importância da alimentação saudável.
“Este projeto é muito importante, na medida em que envolve a componente aprendizagem, no sentido de sensibilizar para comer de uma forma saudável, de saber identificar os produtos, de criar hábitos de vida e de alimentação saudáveis, fazendo uso de algo muito importante que são os produtos locais. Vamos ensinar os nossos jovens a alimentarem-se bem, ao mesmo tempo que tem a vertente de promover empregos locais, ao consumirem os nossos produtos”, disse.