Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A marca de autor portuguesa JAAPANA inaugura oficialmente o primeiro espaço físico, galeria e atelier, no dia 29 de março, em Viseu. O evento marca o lançamento da sua primeira coleção-exposição: “From Death to Love”. A exposição é assinada pela artista visual Carla Gomes e “propõe uma viagem da queda do ego ao renascimento através do amor consciente”.
O espaço é concebido como uma obra em si, que “combina arquitetura, cenografia, instalação e peças de arte únicas”. A marca destaca-se pelo uso de matéria-prima nacional e pela valorização da mão de obra especializada, “criando apenas obras únicas ou edições numeradas com certificado de autenticidade”.
A exposição “From Death to Love” desconstrói ícones clássicos, como David, Miguel Ângelo e o nascimento de Vénus, e integra elementos urbanos contemporâneos. As obras exploram temas como vulnerabilidade, beleza imperfeita e reconstrução interior. “O amor só existe quando o ego não domina” é o princípio orientador da coleção, cuja estética combina o clássico com o pop, a ironia com a espiritualidade.
A artista visual, Carla Gomes, explica ao Jornal do Centro que esta coleção tem o fim de expôr o seu trabalho e parte do princípio de que “para que possamos sentir amor, o ego não pode existir. Não existe amor e ego ao mesmo tempo”.
A mostra fica patente durante nove meses e culmina no lançamento de uma nova coleção, num “ciclo artístico que se inspira na gestação e na metamorfose criativa”.
A JAAPANA descreve “From Death to Love” como “um projeto que atravessa o clássico e o contemporâneo onde o ícone é desconstruído, a ironia se encontra com a beleza, e a provocação dialoga com o olhar. Davi mata Golias, o ego desaparece e Vénus renasce”.
A inauguração decorre no dia 29 de março, entre as 16h00 e as 20h00, na galeria JAAPANA, em Viseu.