gnr
Chegada do Pai Natal_Palácio do Gelo Shopping
escola secundária são pedro do sul
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

18.11.24

O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…

16.11.24

No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…

11.11.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 O Leitor de Dicionários

por
José Carreira

 Que tral trocar de corpo?
casa de santar
Caminhos Cruzados Bacalhau com Broa
Montebelo-Vista-Alegre-Lisboa-Chiado-Hotel_Exterior_2 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Jardim de luzes, pista de gelo e Plutónio entre o Natal e a Passagem do Ano em Viseu

Jardim de luzes, pista de gelo e Plutónio entre o Natal e a Passagem do Ano em Viseu

Cidade vai estar enfeitada com 380 mil lâmpadas e Central Rodoviária vai ser um dos locais com decoração. Mercado de Natal no Rossio e Rua Direita e muita música no Mercado 2 de Maio

 Jardim de luzes, pista de gelo e Plutónio entre o Natal e a Passagem do Ano em Viseu
14.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Jardim de luzes, pista de gelo e Plutónio entre o Natal e a Passagem do Ano em Viseu
18.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Jardim de luzes, pista de gelo e Plutónio entre o Natal e a Passagem do Ano em Viseu


Pista de Gelo, jardim de luzes no Rossio, 15 minutos de fogo de artifício e Plutónio no Natal e passagem do ano em Viseu. O programa foi apresentado esta quinta-feira e segundo o presidente da autarquia, a cidade “vai ficar ainda mais bonita” numa altura do ano em que aumenta o número de visitantes. “Queremos que Viseu tenha mais brilho e temos uma programação estudada para ocupar os nossos espaços”, salientou ainda Fernando Ruas. Uma programação que, para a vereadora da Cultura, privilegia a coesão territorial numa simbiose entre cidade e freguesias e pensada em conjunto com a Associação Comercial. 

Leonor Barata começou por dizer que é uma “incrível quantidade de eventos propostos dedicados à família mas também que têm atração para outros visitantes”

Segundo a autarca, a “operação Natal” arranca a 29 de novembro com a ligação das luzes que este ano vão também iluminar a nova central rodoviária, além das principais artérias da cidade. “São 380 mil lâmpadas led e 32 quilómetros de pontos de luz se estendêssemos tudo”, descreveu Leonor Barata. São 120 mil euros que a autarquia vai gastar na iluminação.

No Rossio vai estar o Mercado de Natal, como é habitual nos últimos anos, e uma jardim de luzes, com a palavra Viseu, que se acendem conforme é percorrido pelas pessoas. As rotundas de entrada para a cidade também continuam com peças natalícias e este ano a João Paulo II vai receber decoração. 

O Mercado de Natal estende-se à Rua Direita, onde vai estar a casa do Pai Natal com uma bola e canhões de neve. Animação durante esta época que resultou em anos anteriores e que é mais “uma tentativa de alimentar e dar vida a esta artéria”, frisou a vereadora.

As lojas comerciais foram desafiadas a participarem no concurso de montras.

O Mercado 2 de Maio é outro dos espaços privilegiados e vai receber uma pista de gelo ecológica, além de oficinas para os mais novos. A música é entregue aos talentos da região com atuações previstas do Coro Vox Vísio, Coro Mozart, Inês Simões e Paulo Lima. “O Mercado 2 de Maio é o espaço de excelência para apresentar estas propostas e assim promover a coesão cultural”, referiu, a propósito, Leonor Barata. 

Ainda na música, o pavilhão Multiusos recebe a 21 de dezembro o concerto de Natal com os coros de Viseu e o Teatro Viriato a Filarmonia das Beiras a 6 de janeiro. O projeto Cantando o Natal vai andar pelas freguesias, assim como foram novamente desafiadas a criar uma rota de presépios. 

Leonor Barata destacou ainda a programação na Biblioteca Municipal e nos museus do município, com iniciativas como a Hora do Conto, exposições, oficinas e Yoga com Livros. “No Museu do Quartzo vamos ter a exposição Fósforos, uma parte do espólio do Museu Etnográfico de Silgueiros que está em obras”, exemplificou.

Passagem de Ano com Plutónio

A noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro é no campo de Viriato e começa às 22h30 com o concerto do rapper Plutónio e no qual se espera que o músico apresente o seu novo trabalho “Carta de Alforria”. Estão prometidos 15 minutos de espetáculo pirotécnico musical, seguida de animação musical com o DJ The Boss. “É uma aposta nas novas sonoridades e ritmos. Temos a certeza de que vai fazer o encanto das novas gerações, do público jovem que vai certamente encher o Campo de Viriato”, assegurou a vereadora da Cultura. Caso as condições meteorológicas não permitam fazer as comemorações ao ar livre, os concertos realizam-se no Pavilhão Multiusos.

 Jardim de luzes, pista de gelo e Plutónio entre o Natal e a Passagem do Ano em Viseu

Outras notícias

pub
 Jardim de luzes, pista de gelo e Plutónio entre o Natal e a Passagem do Ano em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar