No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
Pista de Gelo, jardim de luzes no Rossio, 15 minutos de fogo de artifício e Plutónio no Natal e passagem do ano em Viseu. O programa foi apresentado esta quinta-feira e segundo o presidente da autarquia, a cidade “vai ficar ainda mais bonita” numa altura do ano em que aumenta o número de visitantes. “Queremos que Viseu tenha mais brilho e temos uma programação estudada para ocupar os nossos espaços”, salientou ainda Fernando Ruas. Uma programação que, para a vereadora da Cultura, privilegia a coesão territorial numa simbiose entre cidade e freguesias e pensada em conjunto com a Associação Comercial.
Leonor Barata começou por dizer que é uma “incrível quantidade de eventos propostos dedicados à família mas também que têm atração para outros visitantes”
Segundo a autarca, a “operação Natal” arranca a 29 de novembro com a ligação das luzes que este ano vão também iluminar a nova central rodoviária, além das principais artérias da cidade. “São 380 mil lâmpadas led e 32 quilómetros de pontos de luz se estendêssemos tudo”, descreveu Leonor Barata. São 120 mil euros que a autarquia vai gastar na iluminação.
No Rossio vai estar o Mercado de Natal, como é habitual nos últimos anos, e uma jardim de luzes, com a palavra Viseu, que se acendem conforme é percorrido pelas pessoas. As rotundas de entrada para a cidade também continuam com peças natalícias e este ano a João Paulo II vai receber decoração.
O Mercado de Natal estende-se à Rua Direita, onde vai estar a casa do Pai Natal com uma bola e canhões de neve. Animação durante esta época que resultou em anos anteriores e que é mais “uma tentativa de alimentar e dar vida a esta artéria”, frisou a vereadora.
As lojas comerciais foram desafiadas a participarem no concurso de montras.
O Mercado 2 de Maio é outro dos espaços privilegiados e vai receber uma pista de gelo ecológica, além de oficinas para os mais novos. A música é entregue aos talentos da região com atuações previstas do Coro Vox Vísio, Coro Mozart, Inês Simões e Paulo Lima. “O Mercado 2 de Maio é o espaço de excelência para apresentar estas propostas e assim promover a coesão cultural”, referiu, a propósito, Leonor Barata.
Ainda na música, o pavilhão Multiusos recebe a 21 de dezembro o concerto de Natal com os coros de Viseu e o Teatro Viriato a Filarmonia das Beiras a 6 de janeiro. O projeto Cantando o Natal vai andar pelas freguesias, assim como foram novamente desafiadas a criar uma rota de presépios.
Leonor Barata destacou ainda a programação na Biblioteca Municipal e nos museus do município, com iniciativas como a Hora do Conto, exposições, oficinas e Yoga com Livros. “No Museu do Quartzo vamos ter a exposição Fósforos, uma parte do espólio do Museu Etnográfico de Silgueiros que está em obras”, exemplificou.
Passagem de Ano com Plutónio
A noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro é no campo de Viriato e começa às 22h30 com o concerto do rapper Plutónio e no qual se espera que o músico apresente o seu novo trabalho “Carta de Alforria”. Estão prometidos 15 minutos de espetáculo pirotécnico musical, seguida de animação musical com o DJ The Boss. “É uma aposta nas novas sonoridades e ritmos. Temos a certeza de que vai fazer o encanto das novas gerações, do público jovem que vai certamente encher o Campo de Viriato”, assegurou a vereadora da Cultura. Caso as condições meteorológicas não permitam fazer as comemorações ao ar livre, os concertos realizam-se no Pavilhão Multiusos.