Um tapete feito com corcódea, com 88 metros quadrados, está a ser preparado em Viseu para ser depois instalado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, como oferenda ao Papa Francisco. A iniciativa acontece no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que arranca na tarde desta terça-feira (1 de agosto).
O tapete vai começar a ser montado em Lisboa na madrugada desta quarta-feira (2 de agosto) e deverá estar pronto no dia seguinte, para que seja visto pelo Papa. Mas, toda a preparação está a acontecer no Campo, em Viseu, pelas mais de cerca de 40 pessoas.
“O tapete virá para Lisboa no dia 2 e depois vai ser montado no Parque Eduardo VII. Está a ser construído no Campo de Madalena, onde tem decorrido todo o processo de limpeza e pintura da corcódea ou o desenho na malha de coco. É um enorme trabalho de uma equipa com cerca de 40 pessoas que está a preparar tudo, passaram noites a fio a trabalhar, estou-lhes muito agradecido por isso”, salienta o coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Viseu para a JMJ, Fernando Chapeiro.
Inicialmente, o tapete era para ser construído em serrim, serradura colorida, mas a Câmara Municipal de Lisboa por motivos ecológicos e ambientais não deixou e o vento também poderia facilmente destrui-lo. Aliás, “o que foi pedido foram tapetes com flores, mas as flores não davam a dimensão que queríamos e com o calor iriam secar e quando chegasse o Papa poderia já não ter o mesmo impacto”, conta.
Para executar o projeto, a Diocese de Viseu contou com o apoio do município e de várias empresas e madeireiros “que ofereceram a corcódea”. “Foram 35 sacos, com cerca de 15 a 20kg cada e foram gastos cerca de 13 litros de tinta”.
Apesar de não poder contar muito, Fernando Chapeiro desvenda alguns pormenores do que estará neste tapete, que começou a ser pensado há dois meses.
“Terá umas palavras ligadas a Maria, palavras em latim que o Vaticano aceitou e validou. Vai ter a ver com Maria e com o manto de Maria que nos protege a todos”, disse.
Para o responsável, esta oferenda é uma forma de mostrar a cultura da região e do país. “É uma oferta ao Papa, uma maneira de lhe mostrarmos a nossa cultura, tradições, coisas que fazem referencia à nossa identidade”, frisou.
A Jornada Mundial da Juventude arranca oficialmente esta tarde, com a missa de abertura marcada para as 19h00. Junto ao palco onde acontece a abertura do encontro mundial, sob a presidência de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca, estarão vários jovens a representar cada uma das dioceses de Portugal.