No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A atleta da Academia de Andebol de São Pedro do Sul Carolina Monteiro foi convocada pelo selecionador português para o Campeonato da Europa. A jogadora já tinha sido chamada para o estágio de preparação para o Campeonato da Europa feminino de andebol.
Agora José António Silva divulgou a convocatória final para a prova que decorre na Áustria, Hungria e Suíça entre 28 de novembro e 15 de dezembro. A primeira chamada para a operação ‘Euro 2024’ vai acontecer na próxima segunda-feira, 18 de novembro, em Rio Maior. Portugal viaja para a Suíça a 26 de novembro. Até lá, há treinos de preparação. O jogo de estreia das portuguesas é diante de Espanha, a 28 de novembro.
Das 17 atletas portuguesas eleitas, apenas seis conseguiram já representar Portugal por 50 vezes. Bebiana Sabido é a mais internacional, com 145 jogos. No caso de Carolina Monteiro, a ponta esquerda da Academia de Andebol de São Pedro do Sul já foi internacional por 36 ocasiões. O Benfica é o clube com mais atletas chamadas (6). Seguem-se Madeira SAD, com duas e Academia e Colégio de Gaia, com uma. Sete jogadoras portuguesas convocadas jogam em clubes internacionais.
O selecionador nacional assinala que por se tratar “de uma competição em concentração, com vários jogos e adversários com características diferentes”, é preciso “encontrar um lote de jogadoras equilibrado, que permita diferentes soluções quer do ponto de vista ofensivo quer do ponto de vista defensivo”. José António Silva confia que vai conseguir encontrar “as soluções que pretendemos, sem prejuízo de que existem outras [jogadoras] que poderiam entrar na convocatória”. “Foi uma escolha muito difícil, mas entendemos que conseguimos encontrar uma equipa equilibrada que pode desenvolver um bom trabalho”, resume o técnico.
Sobre a lista de convocadas para o Europeu de andebol feminino, o selecionador nacional acrescenta que “todas as atletas têm a noção da responsabilidade que isso representa e estão muito comprometidas com a Seleção Nacional”.
No Europeu Portugal está no Grupo C e tem estreia marcada em Basileia com jogo diante de Espanha, a 28 de novembro. Segue-se a Polónia, dois dias depois, e a França, em 02 de dezembro.
Listas das 17 convocadas:
– Guarda-redes: Isabel Góis (Madeira SAD), Jéssica Ferreira (Békéscsabai Elore Nkse, Hun) e Matilde Rosa (Benfica).
– Pontas esquerdas: Carolina Monteiro (Academia São Pedro do Sul) e Mariana Costa (Benfica).
– Pontas direitas: Neide Duarte (Madeira SAD) e Patrícia Rodrigues (Benfica).
– Centrais: Constança Sequeira (Benfica) e Patrícia Lima (Málaga Costa Del Sol, Esp).
– Laterais esquerdas: Ana Carolina Silva (Motive.co Gijon, Esp), Joana Resende (Málaga Costa Del Sol, Esp), Maria Unjanque (Benfica) e Mariana Lopes (Békéscsabai Elore Nkse, Hun).
– Laterais direitas: Luciana Rebelo (Esbjerg, Den) e Beatriz Sousa (Toulon Métropole VAR HB, Fra).
– Pivôs: Bebiana Sabino (Colégio de Gaia) e Nádia Rodrigues (Benfica).