A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Mais de 100 alunos, dos 6 aos 17 anos, começaram esta terça-feira a competição “Jovem Autarca”, em várias escolas de Lamego. A iniciativa vai por à prova os conhecimentos destes estudantes em áreas como cidadania, poder local e a constituição da república.
Os participantes, dos agrupamentos de escolas da Sé e Latino Coelho, do Colégio de Lamego e da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, aceitaram o desafio e procuram agora chegar à grande final e vencer o prémio: uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.
O jogo, que desafia as crianças e os jovens a refletirem acerca das políticas locais e estratégias de melhoria de qualidade de vida dos munícipes, foi uma ideia da Assembleia Municipal de Lamego e posta em prática pela empresa de brinquedos científicos Science4you.
“O Jovem Autarca” pode ser jogado por duas a quatro equipas. Os participantes podem escolher dois níveis de dificuldade. Um dos níveis é recomendado para crianças dos seis aos 12 anos e o outro para maiores de 12 anos. Em cada lado da carta encontram-se três tópicos, um relacionado com o “Poder Local”, outro com “Política” e um terceiro com “Cidadania”.