No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Num contexto onde aparentemente estamos rodeados de recursos de comunicação, a que acedemos através de dispositivos diferenciados e de fácil acessibilidade, precipitadamente podemos considerar que alguns desses meios podem ser dispensados, entre os quais figura em algumas atribuições a imprensa regional, na qual se insere o Jornal do Centro. Na verdade, os recursos de comunicação não são em excesso, antes devem ser entendidos como complementares, com funções, bolsas de informação e universos de públicos específicos, mas que se intercetam.
Proximidade e presença nos acontecimentos relevantes da região, entrevistas a personalidades públicas e a outras mais anónimas, debates e análises dos grandes temas, projetos, problemas que marcam o território, divulgação dos principais eventos de diferentes âmbitos, como a música, o teatro, as festas, as exposições, os festivais, as inaugurações, etc., são a linha de orientação que em cada semana corporizam o Jornal do Centro. Desta forma desempenha um papel fundamental ao dar presença e visibilidade às pessoas, às preocupações e aos interesses das comunidades da Região Centro, que de outra forma não teriam voz ou expressão na imprensa nacional.
No que concerne à nossa área de atuação o Jornal do Centro tem constituído um parceiro de comunicação privilegiado, divulgando os vários eventos que o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu vai promovendo, incentivando, assim, o envolvimento e a presença das pessoas nos mesmos; dando a conhecer as tradições religiosas e a sua manutenção em diversas comunidades; debatendo vários temas da Igreja, no quadro de um elevado respeito pelo pluralismo de ideias e opções religiosas. Tem desenvolvido um diálogo aberto e transparente com este Departamento na abordagem aos patrimónios material e imaterial da região.
Trata-se de um canal de comunicação mais próximo e direto com as populações, tornando-as mais informadas e com maior força crítica nos vários assuntos que fazem parte do seu quotidiano, dos quais são direta ou indiretamente participantes.
Ao longo destes 22 anos o Jornal do Centro foi mudando, adaptando-se às circunstâncias de cada período, reformulando e reinventando-se, com objetivo de potenciar a sua identidade e missão no âmbito da imprensa regional.
Desejamos que o Jornal do Centro se mantenha por muitos anos com solidez e firmeza, continuando a comunicar o que se faz e o que acontece na região. Parabéns Jornal do Centro por estes 22 anos.
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
por
Alfredo Simões