30 set
Viseu

Região

Aguiar da Beira gemina-se com cidade francesa

por Redação

31 de janeiro de 2020, 10:15

Foto Arquivo Jornal do Centro

Concelhos comprometem-se a criar intercâmbios culturais e desportivos

CLIPS ÁUDIO

Aguiar da Beira geminou-se com a cidade francesa de Le Blanc Mesnil. Uma comitiva da autarquia chefiada pelo presidente da Câmara, Joaquim Bonifácio, esteve no dia 7 de janeiro em França, onde celebrou um acordo de geminação entre as duas localidades. Esse protocolo vai voltar a ser assinado em abril, desta vez em Aguiar da Beira, em plena Assembleia Municipal, sessão que contará com a presença de representantes de Le Blanc Mesnil.

Este acordo de geminação surge depois de em setembro de 2019 as duas localidades terem celebrado um protocolo de cooperação e amizade, que evoluiu agora para “um casamento”. As duas autarquias comprometem-se a estabelecer intercâmbios nas áreas desportivas e culturais, laços que serão efetivados depois de abril, altura em que o acordo será ratificado em Aguiar da Beira.

Esta é a primeira geminação do concelho aguiarense com uma cidade francesa, sendo que este acordo é justificado pelo município pela existência de vários emigrantes do concelho radicados em Le Blanc Mesnil. O facto de o vice-presidente do município francês estar a construir casa na aldeia de Coruche também contribuiu para aproximar os dois territórios.

Para além de Le Blanc Mesnil, Aguiar da Beira está geminado com um município irlandês, mas esse acordo encontra-se nesta altura congelado.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts