30 set
Viseu

Região

Balcão de inclusão em Carregal do Sal abre portas aos que mais necessitam

por Redação

05 de janeiro de 2020, 21:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

Espaço foi instalado e inaugurado no edifício da Câmara

CLIPS ÁUDIO

Carregal do Sal tem agora um Balcão da Inclusão destinado a prestar apoio a pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade e respetivas famílias, assegurando-lhes toda a informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes para a resolução dos problemas concretos.

Este novo serviço tem ainda como missão encaminhar as pessoas com deficiência e/ou incapacidade para os serviços públicos e entidades privadas responsáveis pela resolução de questões fora da esfera da autarquia. Segundo a vereadora com o pelouro da Ação Social do município, a criação do Balcão da Inclusão surge integrado no plano que o executivo traçou para apoiar quem sofre de algum tipo de incapacidade. Cristina Borges explica que esta valência vai funcionar em rede de modo a prestar um atendimento próximo a quem dele precisa, diminuindo “as dificuldades acrescidas” que estes cidadãos podem sentir “no acesso à informação e à resolução dos seus problemas”.

“A Câmara Municipal de Carregal do Sal, nos últimos anos, gizou um plano de intervenção no âmbito da inclusão, per si e ou acompanhando medidas do Instituto de Emprego e Formação Profissional, com especial destaque para o programa de Emprego Apoiado em Mercado Aberto, contemplando, na presente data, quatro pessoas que, apesar de serem portadoras de deficiência e capacidade de trabalho reduzida, demonstraram já e bem as suas capacidades, dedicação e empenho nas tarefas que lhe estão confiadas”, vinca a autarca.

Cristina Borges realça que o município “não enjeita, de modo algum, os desafios que lhe são colocados” não podendo dizer que não à criação deste serviço que visa prestar o acesso à informação e resolver problemas “proporcionando proximidade, igualdade de oportunidades e bem-estar social”. O Balcão da Inclusão foi instalado no edifício dos paços do concelho, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h45 às 12h30 e das 14h00 às 17h15.

A inauguração do espaço contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que lembrou que o Balcão da Inclusão de Carregal do Sal “integra a rede que cobre o território nacional, num total de 96 pontos de atendimento” e que tem uma “atividade meritória”. Sobre o funcionamento da valência, a governante afirmou que ela é “desde já uma história de sucesso”, pelo facto de os munícipes serem atendidos por Olga Moreira, ela própria uma pessoa com deficiência, contratada pelo próprio município para aquela função e dotada de formação para o efeito”.

Ana Sofia Antunes enalteceu ainda o papel interventivo da Câmara de Carregal do Sal por aceitar “mais um desafio especialmente destinado à inclusão dos cidadãos”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts