No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
José Saramago, alterações climáticas, música (com o norte-americano Kevin Morby) e dança internacional são os principais motes da programação de novembro do Teatro Viriato, em Viseu. “O Silêncio de Saramago” é o primeiro espetáculo a subir ao palco a 15 e 16 de novembro, numa apresentação da coreógrafa e intérprete Catarina Câmara.
A peça está agendada para as 10h30 com a sessão do dia 15 dedicada às escolas e ao dia 16 para o público em geral. Segundo o Teatro Viriato, este espetáculo parte das obras “A Maior Flor do Mundo” e “O Silêncio da Água”, de José Saramago, para “fundir palavra e corpo e explorar com os mais novos as noções de fronteira, prazer, medo e convenções espaciais e morais”.
O espetáculo surgiu em 2022, aquando dos 100 anos do nascimento de José Saramago, e é apresentado na data do seu aniversário. O texto escrito por Afonso Cruz, que culminou na publicação do livro “A Flor e o Peixe”, venceu o Prémio Ibérico Álvaro Magalhães de literatura infantojuvenil.
Já no dia 22, às 21h00, é apresentado o espetáculo “Urgência Climática”, de André Amálio e Tereza Havlíčková com a coprodução do Teatro Viriato. A peça coloca em palco as histórias de vida de ativistas do clima, procurando conhecer as suas histórias pessoais, o início das suas lutas, as suas motivações e como esta “urgência” mudou as suas vidas.
Na música, o destaque vai para o concerto do músico norte-americano Kevin Morby com o Ensemble da Escola Profissional de Música de Espinho no dia 23 de novembro, às 21h00. Figura incontornável da nova música indie americana, Kevin Morby “tem-se destacado pela versatilidade musical, eloquência poética e conceptualização das suas obras”, sublinha o Teatro Viriato.
Já no final do mês, o Teatro Viriato recebe o espetáculo “Hakanaï”, da companhia francesa Adrien M & Claire, nos dias 29, às 21h00, e 30 de novembro, às 17h00. Nesta performance, o público vai poder assistir à interpretação da bailarina que interage com uma instalação onde são projetadas imagens em movimento, para depois passear dentro da própria instalação.
A programação de novembro encerra no dia 30, com a oficina de música para bebés “Tatabitato”, às 10h30. A iniciativa é orientada pelos músicos Ana Bento e Bruno Pinto, que propõem aos mais novos a música “como um encontro e instrumento de construção de felicidade para a vida”, refere o Teatro Viriato.