No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O judoca de Viseu António Boloto conquistou o terceiro lugar no escalão M4 (45-49 anos) -100 Kg, no Campeonato Mundial de Judo de Veteranos, que decorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos. A prova reuniu mais de 1500 judocas. Só no escalão de veteranos estavam inscritos 35 atletas. António Boloto foi o terceiro melhor. O judoca da Viseu Academia de Judo não arrancou bem e perdeu o primeiro combate. Depois, fez mais quatro.
Boloto foi repescado e ultrapassou um atleta francês, derrotou outro judoca americano e de seguida um atleta checo. Foi num combate pela medalha de bronze, diante de um judoca de França, que António Boloto ficou em terceiro lugar. O clube de Viseu destaca que Boloto preparou este campeonato durante meio ano “entre treino em Viseu, com os atletas mais velhos do clube, e em Lisboa com os atletas da seleção portuguesa de judo”.
António Botolo ganhou a medalha de prata nos Mundiais de veteranos em 2022, na Polónia. O judoca de Viseu venceu a todos os adversários por ippon até chegar ao combate final. Foi aí que saiu derrotado acabando por conquistar o segundo lugar.
Viseu Academia vence 22 medalhas no Torneio da Cidade de Aveiro em juvenis. Ouro nos seniores
A Viseu Academia de Judo participou no torneio juvenil Cidade de Aveiro. A prova corou 22 atletas da equipa viseense que subiram ao pódio tanto no judo, como no judo adaptado. Esta era uma competição solidária, com recolha de alimentos e vestuário para serem oferecidos a instituições de solidariedade social.
Na formação de Viseu, no judo houve dois terceiros lugares (medalha de bronze), oito segundos colocados (medalha de prata) e 10 vitórias (medalhas de ouro). No caso do judo adaptado dois atletas venceram medalhas. Diogo Oliveira ficou em terceiro e conquistou o bronze, Fabiano Sério sagrou-se vice-campeão.
Judo adaptado é projeto em crescimento, garante clube de judo de Viseu
Em nota oficial, a Viseu Academia de Judo, deixa claro que o judo adaptado no clube viseense “é um projeto que tem vindo a crescer e tem como objetivo a integração da pessoa portadora de deficiência no desporto, ajudando no desenvolvimento de competências”.
Em resumo, a Viseu Academia de Judo explica que “os atletas estiveram à altura dos desafios e superaram em muito os objetivos definidos, encarando os seus adversários com determinação, resiliência e qualidade técnica”.
Pédi Vila e Ricardo Varalonga representaram a equipa viseense no escalão sénior e obtiveram resultados promissores. Ricardo Varalonga (-81 Kg) foi ouro no Torneio de Escalão de Seniores da Cidade de Aveiro, enquanto Pédi Vila (-73Kg) venceu a medalha de prata.