A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Mariana Almeida e António Vasco Almeida foram os dois “filhos” de Viseu que foram homenageados pela Junta de Freguesia que distinguiu ainda o trabalho efetuado pelas Obras Sociais. Homenagens feitas perante mais de 500 pessoas que participaram na noite de sábado no Jantar e Gala, iniciativa que deu o arranque da semana solidária promovida pela Junta.
O trabalho diário, mas menos visível foi o que esteve na génese das homenagens. É o caso de Mariana Almeida. Natural de Vila Nova de Paiva, há quem conheça a história desta mulher que juntamente com o marido e “20 contos” comprou há quase meio século a casa de pasto “Parreira do Minho”. O que poucos sabem é que é nesta casa que o consolo chega a muitos pessoas que necessitam. É de braços abertos que Mariana Almeida recebe e alimenta quem sofre, quem está a passar por dificuldades financeiras ou quem a vida não sorriu. Uma casa solidária que fica longe das luzes da ribalta, mas que, como disse a homenageada quando foi chamada ao palco, quando se entra “recebe-se a dobrar”.
E foi também com este espírito de quem cumpre uma missão em prol dos outros que António Vasco Almeida – O Vasquinho do Fontelo como carinhosamente é conhecido – foi homenageado por tratar como a um filho o “pulmão da cidade”. Durante 49 anos, foi o zelador do Fontelo e do seu parque desportivo. Cuidou e tratou. Muitas histórias viveu e viu acontecer. Agora, no sossego da vida não se importava de voltar a ver o Académico de Viseu na Primeira Liga. “Se há homenagem que é justa é esta”, certificou Fernando Ruas, o presidente da Câmara de Viseu.
Além dos que “no dia a dia fazem a comunidade”, como destacou o presidente da Junta de Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, também o “trabalho invisível” feito pelas Obras Sociais mereceu uma homenagem. A associação, que cuida “dos 4 meses aos 104 anos”, intervém em várias áreas sociais, desde a creche ao centro de dia, com destaque para o Centro Apoio Alzheimer que oferece diversas atividades de apoio às pessoas com demência, familiares e amigos. O diretor da associação, José Carreira, sublinhou que é o “apoio de todos que dá o alento para continuar a trabalhar”.
Durante a Gala, e nos discursos, tanto Diamantino Santos como Fernando Ruas elogiaram a comunidade, aquela que se dá e mostra a sua capacidade de ser generosa.
A verba angariada pelo jantar da Gala foi entregue ao projeto Refood e aos Bombeiros Voluntários de Viseu.
A semana solidária da Junta de Frefguesia segue com mais iniciativas. Esta segunda-feira vai ser dedicada ao tema da sustentabilidade ambiental. Além do hastear da Bandeira Verde, que certifica a Freguesia de Viseu, os seniores dos ateliers desenvolvidos pela Junta vão ter a oportunidade de visitar o BioParque de Carvalhais.
Já a terça-feira (dia 23) é voltada à saúde, sendo instalado um espaço junto à Igreja dos Terceiros para a realização de rastreios. O Clube de Viseu acolhe a conferência “Felicidade e Saúde Mental: ontem 100 desculpas, hoje sem desculpas” às 15h00.
A cultura é o destaque esta quarta-feira (dia 24), sendo que, no Parque Aquilino Ribeiro, vai ser instalada uma tenda da leitura. Às 11h00 será inaugurada na Escola Secundária Alves Martins a exposição “Viseu a preto e branco”. A partir das 21h00 a Igreja Nova recebe a apresentação do hino da Freguesia e o concerto do pianista Gerardo Rodrigues.
Na quinta-feira (dia 25), o dia é de partilha com o envolvimento de alunos da Comunicação Social da Escola Superior de Educação, que vão tomar o pequeno-almoço com pessoas que vivem isoladas na freguesia. O dia também vai passado com as equipas da Refood e a apresentação da Casa dos Desejos em que os estagiários vão desafiar a comunidade a escrever num bilhete um desejo. Também vai ter lugar o flashmob “Dança Sem Limite”.
Na sexta-feira (dia 26), a Semana Solidária termina com o tema da solidariedade e um jantar coletivo no Quartel dos Bombeiros com a Refood, pelas 19h30, antecedida de uma conferência sobre a habitação na Santa Casa da Misericórdia às 15h00.